Colunista: Os benefícios do Pilates para o tratamento da asma

Compartilhe:

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, sendo caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos que dificultam a passagem do ar provocando contrações e comprometendo o ar. Por este motivo, as pessoas com essa doença sentem falta de ar.  A sua causa ainda não é esclarecida, mas é importante que o indivíduo entenda quais são os fatores agressores que possam desencadear a asma e reduzir a sua exposição por meio de hábitos ou tratamentos.  A prevenção e o controle dos sintomas são o segredo para evitar que as crises apareçam. E uma das formas de prevenir é fazendo pilates.

O pilates não trabalha só a postura, mas também a respiração, durante todos os exercícios, o aluno é orientado a respirar de forma correta o que irá proporcionar uma melhora da função respiratória. Os exercícios nesses casos devem visar uma melhora da mobilidade torácica, levando a uma melhor troca gasosa e melhora na qualidade de vida do paciente.

Quem conhece um pouco da história da criação do Pilates sabe que seu mentor, Joseph Pilates, sofreu durante sua infância de várias doenças como o raquitismo, a febre reumática e a asma. Especula-se em torno da sua história, que tantas dificuldades o levaram a dedicar-se com afinco às atividades físicas na adolescência e mais tarde a desenvolver sua própria técnica: a Contrologia, que hoje chamamos Pilates.

A prática do Pilates estimula no praticante uma correta respiração. Joseph acreditava, baseado em seus estudos de anatomia, que o controle do coração é resultado de uma respiração correta que, simultaneamente, reduz a pressão do coração, purifica o sangue e desenvolve os pulmões. Ele escreveu em um de seus livros que “para respirar corretamente, você deve inspirar e expirar completamente, sempre procurando “espremer” bem forte todos os átomos de ar impuro dos pulmões”.

Os pacientes com asma que praticam Pilates podem notar uma melhora na respiração, no fortalecimento nos órgãos internos, alinhamento da postura, resistência física e mental. A prática de Pilates favorece a qualidade de vida e proporciona o bem estar para todos os pacientes com asma.

Nesta semana, Ana Carolina Belarmino, falará sobre vários assuntos envolvendo os benefícios do Pilates. Amanhã a matéria especial será sobre os benefícios do pilates no tratamento da osteoporose.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

Studio-Stetica-3 (1)

Compartilhe:

Tags

0 Comentários “Colunista: Os benefícios do Pilates para o tratamento da asma”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial