Primeiro caso de Febre Amarela é registrado em Patos de Minas. Prefeitura de São Gotardo faz alerta importante!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou nesta quinta-feira (25) um caso de febre amarela em humano. Trata-se de uma idosa que apresentou apenas sintomas leves, semelhantes aos de dengue, como mal-estar e desidratação. A paciente foi atendida na UPA no dia 30 de agosto, não precisou de internação e atualmente está em casa, em bom estado de saúde.
O primeiro teste para dengue foi negativo. Seguindo protocolo da Rede Sentinela, a amostra foi encaminhada à Funed, em Belo Horizonte, para análises complementares, que confirmaram febre amarela em três exames consecutivos. A paciente tem registro de vacinação contra a doença, o que contribuiu para a forma branda dos sintomas. Ela possui residência tanto na zona urbana quanto na rural, e a investigação epidemiológica busca identificar a origem da infecção.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Com a confirmação, Patos de Minas passa a ser considerado município de risco para a febre amarela. Entre as medidas imediatas estão: intensificação da vacinação, bloqueio vacinal em áreas próximas à residência da paciente, controle vetorial com Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) e extradomiciliar e mutirões de imunização em toda a rede de saúde.
Nesta última quinta-feira, 02 de Outubro de 2025, a Prefeitura Municipal de São Gotardo, através de sua conta no Instagram, fez um alerta para toda a população São-Gotardense: Manter a vacinação em dia, a única forma de prevenção contra a febre amarela. E procurar a Unidade de Saúde mais próxima em caso de qualquer sintoma da doença.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os sintomas da febre amarela incluem febre súbita, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, náuseas, vômitos e fraqueza. A maioria dos casos melhora, mas cerca de 15% dos pacientes entram em uma segunda fase grave, caracterizada por icterícia (pele e olhos amarelados), insuficiência hepática e renal, e hemorragias. Atingir a fase grave pode levar à morte e exige atendimento médico urgente.
A febre amarela é transmitida através da picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti, infectado pelo vírus da febre amarela, que pica durante o dia em áreas de mata (febre amarela silvestre) ou em áreas urbanas. O vírus não é transmitido diretamente de pessoa para pessoa, nem por contato com animais como macacos, que apenas servem como hospedeiros do vírus na natureza.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Paranaíba Agora/Prefeitura Municipal de São Gotardo/Google / Foto Capa: Montagem/SG AGORA
- Anterior VOCE VIU? Padaria Delícias do Trigo reinaugura em São Gotardo!
- Próximo EMOCIONANTE: Conheça a história do Senhor Hudson!
0 Comentários “Primeiro caso de Febre Amarela é registrado em Patos de Minas. Prefeitura de São Gotardo faz alerta importante!”