Abdômen: Qual a importância do fortalecimento dos músculos abdominais?

Foto Capa: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia

(CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE JANAÍNA PESSOA NO FINAL DESTA MATÉRIA)

Olá meus queridos e minhas queridas que buscam ter aquele corpo perfeito no verão. Vamos falar de abdômen?

Hoje em dia é muito comum ouvirmos a seguinte frase: “o fortalecimento dos músculos abdominais é importante”, mas muitas vezes a explicação para esta afirmativa não é feita. Então hoje resolvi falar um pouco sobre a nossa musculatura abdominal, para que possamos entender por que é tão importante ter essa musculatura fortalecida.

Os músculos abdominais fazem parte do tronco ântero-lateral e incluem o reto abdominal, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen. O fortalecimento das musculaturas abdominais são de grande importância para a manutenção da postura correta (evitando o aparecimento dos desvios posturais) proporcionam um ajuste do nosso sistema musculoesquelético (ossos e músculos), fornecendo mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nossa coluna prevenindo assim o aparecimento de patologias como hérnia de disco, compressões discais, osteófitos marginais, entre outras.

Vamos então conhecer um pouco sobre os músculos que compõem o nosso abdômen?

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

82eec16c-6943-46fe-b444-f553a6a79ea3Reto Abdominal:

O músculo mais superficial e o mais conhecido é precisamente esse músculo que dá o visual volumétrico e a divisão em “tanquinhos” que todos almejam, aquele que mais se visualiza quando ocorre a hipertrofia abdominal.

É, mas ele não é um musculo meramente estético, é um músculo postural chave, sua principal função é realizar a flexão do tronco em direção à pelve anteriormente, ele também é responsável pelo aumento da pressão intra-abdominal (expiração, micção, defecação entre outras), também realiza a retroversão da pelve (para quem possui o quadril voltado anteriormente ele vai auxiliar na correção dessa postura que quando não corrigida pode levar a uma hiperlordose e consequentemente dores na região lombar, sobrecargas e podendo até evoluir para as famosas hérnias discais).

Os músculos Oblíquos se dividem em externos e internos- são elementos essenciais para a formação do “espartilho muscular” e da postura.

69ed0b73-12e8-426c-8146-9528b93adc31Oblíquo externo:

Está localizado nas superfícies lateral e superior do abdômen e parcialmente no tórax.

Como ação apresenta o movimento de flexão de tronco quando ativado bilateralmente e rotação de tronco (lado oposto) quando ativado unilateralmente, sendo responsável também pelo aumento da pressão intra- abdominal e elevação da pelve.

bd660796-7acf-447d-992a-1e76050b0c8bOblíquo interno:

Situado posteriormente ao oblíquo externo do abdômen.

Suas principais ações são a flexão de tronco (quando ativado bilateralmente), pressionar o abdômen, elevar a pelve, rotação de tronco para o mesmo lado (quando ativado unilateralmente) e auxiliar o oblíquo externo.

A mecânica do caráter funcional dos abdominais oblíquos é garantir a capacidade do tronco de se virar lateralmente. É importante destacar que na rotação para o lado direito são ativados no movimento o lado direito dos músculos oblíquos internos e a parte esquerda dos músculos oblíquos externos.

8a2e5bac-ab9e-4505-bdde-c8c0c0e76872Transverso do abdômen:

É o músculo mais profundo situado posteriormente ao oblíquo interno e reto do abdômen.

Funciona como uma cinta natural para proteção da coluna vertebral. A sua ação acontece no aumento da pressão intra-abdominal e estabilização da coluna lombar em diversas situações, sendo este músculo o primeiro a ser ativado, Até mesmo antes da musculatura principal em qualquer direção.

Assim, ao antecipar-se ao movimento e aos distúrbios produzidos pela ação da musculatura agonista, o transverso atua produzindo uma rigidez necessária a coluna lombar, evitando que esta sofra qualquer alteração que leve a instabilidade geradora de dor lombar.

Existe um exercício abdominal adequado para cada pessoa por isso é importante que você procure um profissional de educação física para orientar qual exercício abdominal seria mais eficiente para o seu objetivo.

Bom treino!!!

Bora rasgar esse abdômen, trincar, chapar! Gominhos já! Projeto Verão!!! Quem vem?

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

JANAÍNA PESSOA:

📈 EMPRESÁRIA
🏋🏻‍♀ PERSONAL TRAINNER
📥 CONSULTORIA ON LINE
📌 DICAS FITNESS E MOTIVACIONAIS

Instagram:
@janapersonal.fit
@gym.performance

☑ Contato:

☎ (34) 3671-5532
📲 (34) 99205-0404

bf4aabc7-d82e-47cc-8383-285d1110c302

 

Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia

Tags

0 Comentários “Abdômen: Qual a importância do fortalecimento dos músculos abdominais?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Na sua opinião, qual dos problemas abaixo, o novo presidente do Brasil terá mais trabalho para resolver?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...