Colunista: Não espere o verão para praticar exercícios físicos

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

(CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE JANAÍNA PESSOA NO FINAL DESTA MATÉRIA)

“Entre em forma para o verão”. Esse é o chamado da maioria das academias nesta época do ano. Férias, praia, viagens, muito sol, passeios e, para finalizar, o carnaval. Com isso, surge a preocupação de “cuidar” do corpo. Sabemos o que nos espera. Todo final do ano é a mesma coisa: academias lotadas de gente atrás de resultados rápidos. Às vezes, achamos que já vimos de tudo (essa é a pior parte!), porém sempre nos surpreendemos com o que acabamos presenciando…

Verão é época de escutarmos as frases: “o verão chegou, vamos malhar”, “tenho que malhar, é verão”, “vou tomar vergonha na cara e entrar na academia, afinal o verão está chegando”, “vou entrar em forma para o verão”, etc. Ninguém merece escutar essas ladainhas!!!! Triste realidade!!! Rs! E o pior de tudo é quando falam isso para você! Você treina sério o ano inteiro e lá vem aquele(a) infeliz soltar uma dessas na tua cara… Aff!

Se liga: Pensamento do marombeiro:
– Não somos como vocês!
– Treinamos o ano TODO!

Entendem a grande diferença ?! O individuo passa o ano todo fazendo corpo mole, mas com a chegada do verão quer resultados para ontem. E aí é aquele mesmo ritual patético de sempre: matricular-se em uma academia para modificar seu corpo em apenas três meses! O cara chega lá “hoje” e quer ficar “amanhã” com o mesmo corpo que você, que treina há dois, três, cinco, sete anos ou mais sem parar, tem. Que lindinho!!!! O “malhar para o verão” já virou uma seita, um ritual.

O ano todo na preguiça, sentados em frente à TV, enchendo a cara e usando o famoso discurso “eu não vou deixar de comer o que eu gosto” (hahaha). A desculpa preferida é a “falta de tempo”, mas o detalhe mais legal de todos é que geralmente você é criticado por eles, porque você treina e cuida do corpo o ano todo. Porém, quando o sol começa a sair, os encéfalos, no cúmulo do desespero, passam até fome para perder peso mais rápido. Nessa época, eles arrumam tempo para tudo e suas “invejadas rotinas de vida” mudam totalmente.

Há quem acredita em promessas, gasta mundos e fundos, o que tem e o que não tem, para entrar em forma mais rápido. Vale tudo para ter resultados e poder desfilar seus “corpinhos” no sol. Vem verão rs!!!

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

FATO CONSUMADO:

5f6b7f89-5d16-4f5e-a9e8-582052b25655Na grande maioria das academias, nos deparamos com propagandas, promoções e até promessas milagrosas, que são feitas aos “turistas de academia”. Chamo de “turistas” porque a maior parte deles ficará por uns três, quatro meses para depois ir embora. Sabe como é, perturbam o ambiente, congestionam o tráfego, e ainda desfilam pela sala de musculação com se estivessem em um parquinho. Não têm nenhum tipo de comprometimento, nem a mínima idéia do que é musculação. Parece até que estão em um hotel no Havaí, passando férias e fazendo novos amigos. TRISTE…

Seria uma boa idéia se “ALGUMAS” academias (já que visam somente o lucro e fazem de tudo para ganhar alunos e “agradar” a essa “frangalhada de verão”) recepcionassem seus novos alunos com aqueles colares de flores havaianos. A melhor das idéias (e nem estou cobrando por ela!) seria o “turista” receber na entrada da academia um copo de 250ml de suco de frutas, afinal, a maioria vai “malhar” de barriga vazia, achando que entrará em forma mais rápido dessa forma (bem, ele pode sim é parar mais rápido no cemitério mais próximo). Isso poderia diminuir o índice de “turistas” que passam mal ou desmaiam na frente de todo mundo.

Por favor ACADEMIAS DO BRASIL! Mais profissionalismo! Menos enganação!

Atenção ALUNOS E INTERESSADOS! Atividade física, saúde, exercícios é para todos, para o ANO TODO.

Com a chegada do verão, muitas academias caem em um completo festival de contrariedades no discurso e na prática. O lindo discurso do “condicionamento, saúde, bem estar e blá-blá-blá” é esquecido. O que passamos a ver são cartazes, promoções e descontos com frases do tipo: “venha malhar, entre em forma para o verão”. Todas entram na onda do “estético”, vendendo o “emagrecimento”, “corpo em forma”, “corpo sarado”, etc. Estamos cansados de saber que verão é pura estética e que esse pessoal que entra na academia no final do ano procura um corpo mais vistoso, sem banhas, celulites, etc. Mas também sabemos que os resultados na musculação vêm a longo prazo e requerem disciplina, paciência e treinamento concentrado.

Ou seja: frustração total!!! Academia não faz milagre meu povo. Você tem em o ano todo! 12 meses!!!

Vai querer moldar/esculpir em 3 meses? Está mais fácil ganhar na loteria! Podem apostar no jogo da virada!
A chance de virarem milionários será bemmmmm maior rs!!!

REALIDADE!!!

f32a1d5c-23f2-43ad-abb0-a80b33231811Sem dó nem piedade, a maiorias das academias incentivam a entrada em massa dessa gente e fecham os olhos para a realidade a sua volta. Pouco se importam com o caos que causam aos seus alunos permanentes. Realmente não estão nem aí, pois esse tipo de propaganda só influencia ainda mais a onda feroz dos resultados rápidos em um curto espaço de tempo.

Ignoram o fato de que no verão o consumo de anabolizantes e remédios inibidores de apetite, etc, são altíssimos. Tudo vira algo banal que é tratado como se fosse um “suco Gummi”, um “xaropinho fortificante” ou mesmo um “suplemento alimentar”. Ignoram o fato de que muita gente fica o dia todo sem comer para emagrecer o mais rápido possível. E, por final, ignoram o fato que eles mesmos têm culpa nisso, afinal eles também incentivam as pessoas a “entrar em forma para o verão”, mesmo sabendo que é muito pouco tempo para se ter resultados expressivos.

Você que treina sério sabe que nesse período ocorre uma infestação de “frangos de academia”, conhecidos também como Summer Chicken. É impressionante a quantidade de Frangos e Frangas que entopem as academias em buscas de “corpos esculpidos e sarados”.

E aí? Pronto para a guerra?

Já se preparou para tomar aparelhos, barras e anilhas no grito?

Ao entrar na academia, os “turistas” deparam-se com pessoas que já treinam há mais tempo do que eles e aí começam os conflitos mentais e físicos. É nesse momento que a essência do Summer Chicken desperta e vem à tona. O Frango só serve para atrapalhar, em todos os sentidos da palavra. Ele não “malha”, atrapalha o bom andamento e a produtividade do treino dos outros e ainda polui o ambiente com suas asneiras e comportamento idiota. Está certo que Frango tem o ano todo, mas o “Frango de Verão” é a pior das espécies…

“Summer’s Chicken são repugnantes. Impestinam as academias com seus comportamentos ridículos e com suas mentes atrofiadas, atrapalhando aqueles que levam a musculação a sério.”

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

Valeria, como sugestão, que os “frangos de verão” seguissem algumas regrinhas básicas dentro da academia:

1 – Não fique paralisado, olhando com espanto para o corpo dos outros. Isso é chato e, além de tudo, pode pegar mal. Pelo menos disfarce.

2 – Não durma no aparelho, pois tem gente querendo usar e você pode acabar sendo vítima de maus tratos por conta da sua lerdeza e ainda ficar sem o aparelho.

3 – Não invente de querer pegar cargas iguais a quem treina há mais tempo e nem venha com a maldita desculpa do “quem não rouba não cresce”. Frango tem que aprender a treinar de verdade ao invés de se esconder atrás desses jargões, que só enganam outros frangos como você.

4 – Não ande pela academia se achando o gigante. Você tem apenas dois meses de “malhação”!

03397c08-04a9-4e82-bc9c-7c8d57285a75Por exemplo, os estúpidos “frangos de verão” acham que musculação é somente praticada no final do ano. É impressionante como essa mentalidade não muda! Depois nós é que somos arrogantes, metidos, antipáticos e sem paciência com essa gente.

“Frango de verão desfila com seu corpinho medíocre, achando que está “fortão”. Anda como se estivesse gigante, mas nem parece que faz musculação. Detona a própria saúde e não sabe comer nem treinar. Se você é um desses…à porra, vai se ferrar!”

Veremos mais uma vez de tudo um pouco, já que eles não perdem tempo em deixar marcada sua presença e, com um ou dois meses de “malhação”, já começam a andar com o peito estufado e com os braços abertos (o famoso “suvaco assado”). Outros incomodam com olhares de espanto ou mesmo de inveja, e muitos fazem perguntas idiotas e até insinuações maldosas como se você fosse também um “produto do verão”. Realmente, tem que se ter muita paciência nessa época do ano…

Não é à toa que os “malhadores de verão” são tão descriminados. Eles praticamente imploram por isso! Ser “frango de verão” não tem haver com tamanho do corpo ou muito menos pelo fato da pessoa ser nova dentro da academia. Ser “frango de verão” tem haver com o comportamento, a mentalidade e as atitudes tomadas. Você pode matricular-se na academia no verão e não incomodar ninquém, respeitar o treino dos outros e não ficar querendo aparecer com toneladas de peso que nem agüenta. Esses são os comportamentos normais que conhecemos bem.

Deixo claro que de maneira alguma estou falando que não devam cuidar de seus corpos ou que não devam matricular-se na academia no verão. Que fique bem claro isso!!! Façam Musculação e aproveitem seus benefícios!!! O grande problema é que a maioria das pessoas só pensam em cuidar da imagem do corpo nesse período do ano, quando na verdade deveriam pensar nisso durante o ano todo. As academias no final do ano tornam-se um inferno, tanto para os alunos como para os professores.

E o pior é que no fim todo mundo paga o pato. Paga você, que tem de agüentar a academia lotada; pagam os professores, que não dão conta de cuidar de tanta gente; e pagam os alunos novos, que acabam não tendo a atenção que deveriam… Deixo claro: toda regra tem exceção!  Muitas academias são ACADEMIAS, oferecem atendimento, professores qualificados e segurança à todos.

Não fechem os olhos! Não caiam nas tentações. Observem os proprietários, os professores; se são EXEMPLOS. Observem a estrutura, espaço, os aparelhos, equipamentos, biomecânica.

De todo modo, aqui vai mais uma dica: não se esqueça de escolher uma atividade que tenha a ver com você. Se você não gosta de musculação, você está no lugar errado. Milhares de pessoas fazem musculação por “enfeite”, só para dizer que fazem alguma coisa. E a pior coisa que tem é você fazer algo sem gostar e para piorar, ainda atrapalhar quem realmente gosta.

Mas, no meio de toda essa bagunça e dessa gente que entra nesse período, na academia, existem aquelas que se salvam. Ao final dessa batalha, que normalmente termina próxima ao carnaval, algumas raras almas acabam permanecendo no recinto e levando a musculação a sério. Isso pelo menos serve de consolo, e prova que ainda existe algum tipo de esperança em meio ao caos que toma as academias no verão.

Estão preparados? Que venha o VERÃO 2019!!!

JANAÍNA PESSOA:

📈 EMPRESÁRIA
🏋🏻‍♀ PERSONAL TRAINNER
📥 CONSULTORIA ON LINE
📌 DICAS FITNESS E MOTIVACIONAIS

Instagram:
@janapersonal.fit
@gym.performance

☑ Contato:

☎ (34) 3671-5532
📲 (34) 99205-0404

bf4aabc7-d82e-47cc-8383-285d1110c302

 

Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Tags

0 Comentários “Colunista: Não espere o verão para praticar exercícios físicos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Na sua opinião, qual dos problemas abaixo, o novo presidente do Brasil terá mais trabalho para resolver?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...