Café Filosófico promove reflexão sobre arte, educação e combate ao bullying em São Gotardo
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Um momento de muito aprendizado, reflexão e relevância social marcou mais uma edição do Café Filosófico, promovido pelo Centro de Ensino Superior de São Gotardo (CESG) nos dias 22 e 23 de outubro de 2025 (VEJA AS FOTOS NO FINAL DESTA REPORTAGEM).
Neste ano, o evento foi dividido em dois momentos especiais. No primeiro dia, ocorreu a Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao são-gotardense Leônidas Oliveira, ex-secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Durante a solenidade, Leônidas ministrou uma inspiradora palestra sobre “A Teoria da Arte Mineira: perspectivas, histórias e avanços nos últimos anos”, destacando o papel da cultura como ferramenta de transformação social e valorização da identidade mineira.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Já o segundo dia foi dedicado a atividades culturais e discussões sobre temas contemporâneos da educação. A programação contou com uma bela apresentação artística dos alunos da Escola Estadual Coronel Oscar Prados, além de exposição de trabalhos, oficinas temáticas e uma importante palestra com o tema “O bullying e a importância da intersetorialidade na educação”, ministrada pela professora Tatiane Filomeno da Silva.
O bullying, tema central da palestra, é uma das principais preocupações da educação brasileira contemporânea. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE, cerca de 1 em cada 10 estudantes afirma sofrer algum tipo de agressão repetida na escola, seja física, verbal ou psicológica. Esses episódios podem causar danos emocionais profundos, como depressão, ansiedade e baixo rendimento escolar.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Café Filosófico é um espaço de encontro e reflexão. A cada edição, buscamos promover diálogos que ampliem a visão dos nossos alunos e da comunidade sobre temas que atravessam a cultura, a educação e a cidadania e o bullying é um tema de extrema importância e relevância”, destacou Daniela Lopes de Queiroz, coordenadora do evento.
A abordagem da palestrante Tatiane Filomena destacou a importância da intersetorialidade — ou seja, da atuação conjunta entre educadores, profissionais da educação, assistentes sociais e famílias — como estratégia essencial para prevenir e enfrentar o problema.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
“Combater o bullying é responsabilidade de todos. É essencial que escola, família e sociedade atuem de forma conjunta para promover um ambiente seguro e acolhedor para nossos jovens”, enfatizou Tatiane Filomeno da Silva.
O Café Filosófico do CESG reafirmou, mais uma vez, seu papel como um espaço de diálogo, cultura e consciência social, conectando saberes e experiências em prol de uma sociedade mais empática, inclusiva e humanizada.
Fotos do Café Filosófico, promovido pelo CESG:
>
.
Reportagem, Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Assessoria de Imprensa CESG – Centro de Ensino Superior de São Gotardo
Tags bullyingCAFÉ FILOSÓFICOCESGEDUCAÇÃOPALESTRAPROFESSORESREFLEXÃOSÃO GOTARDO








0 Comentários “Café Filosófico promove reflexão sobre arte, educação e combate ao bullying em São Gotardo”