Colunista: Qual é a velocidade de execução de movimentação na musculação?

Foto Capa: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia
Foto Capa: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia

Vocês já pararam para pensar em qual velocidade vocês devem “erguer” o peso ou quanto tempo deve durar a fase em que vocês “cedem” ao peso?

Isso se chama velocidade de execução de movimento.

Para facilitar o entendimento de todos, dividirei essa velocidade em duas fases.

A fase em que você “ergue” o peso que é cientificamente conhecida como fase concêntrica, será chamada neste post criativamente de “erguer” e a fase em que você “cede” ao peso, que é conhecida como fase excêntrica, será apelidada com o mesmo critério de genialidade criativa como “ceder”.

A primeira coisa que tem que ficar claro é que a velocidade de execução de movimento pode determinar a valência física trabalhada durante o treino, que pode ser força ou potência, mas eu sei que você quer saber é de estética certo?

Então vamos falar de estética!

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

Tanto no treino para o emagrecimento quanto no treino para a hipertrofia, o ideal é uma velocidade de execução controlada e sustentada, ou seja, você deve ter uma fase de “erguer” o peso em uma velocidade alta mas que não comprometa a qualidade de execução e na fase de “ceder” o peso você deve controlar o movimento uniformemente e deve ser controlada até o final do movimento heim!

Uma velocidade padrão que poderia ser adotada na maioria dos exercícios é a de 2 segundos na fase de erguer o peso seguida de 3-4 segundos na fase de ceder ao peso.

Okay… mas porquê?

A literatura científica atual indica que uma velocidade de movimento aumentada durante a fase de erguer o peso aumenta o recrutamento de fibras do tipo 2, que respondem melhor ao trabalho de força. Junto a isto a fase de ceder o peso controlada faz com que a musculatura fique um maior tempo sobre tensão o que gera mais microlesões e aumenta o gasto de energia.

Ah Professoraaaaa!!! Mas o meu personal falou pra eu fazer diferente!

Faz o que ele te mandou!

Ele está mais perto de você e provavelmente tem embasamento e uma estratégia pra isso! Agora se ele nem determinou um padrão de velocidade de execução, aí complica né?

Fica a dica!

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

bf4aabc7-d82e-47cc-8383-285d1110c302

 

Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Foto Utilizada e Foto Capa: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia

Tags

0 Comentários “Colunista: Qual é a velocidade de execução de movimentação na musculação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...