Cronograma Capilar: Cristiane Oliveira ensina dicas sobre como cuidar de seu cabelo a longo prazo

Foto Capa: Cristiane Oliveira/Espaço Cris

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Olá, meu nome é Cristiane Daniela de Oliveira, tenho 36 anos, sou natural de Guarda dos Ferreiros, sou casada e mãe de 2 filhos. Minha formação acadêmica é Administração de empresas, sou pós graduada em Gestão de Negócios, proprietária e gestora do Espaço Cris. Atuo como cabeleireira, maquiadora há mais de 20 anos e sou sócia proprietária da loja Presenteria em São Gotardo.

Sou apaixonada pelo que faço, sou extrovertida, empreendedora e corajosa, amo meu trabalho. Sou especialista em cabelos e maquiagem, me sinto realizada no que faço e prezo muito pela satisfação das pessoas que buscam meu serviço. E por ser assim, espero que você que está lendo esta coluna agora, perceba a alegria que sinto por estar aqui com vocês toda quinta-feira, como colunista no Portal SG Agora.

Aqui falaremos das nossas conquistas, do nosso trabalho, trocaremos experiências e abordaremos tudo que está relacionado ao nosso bem estar no dia a dia. E para começar, vamos falar de um tema que domino melhor: CABELOS. Será que eles estão relacionados à nossa autoestima?

Vem comigo e vamos descobrir…..

Hoje vamos falar sobre cabelos x auto estima. O se sentir linda e bem, estão atrelados a diversos pilares e nossa percepção física própria, nos faz sentirmos bem com o que vemos no espelho, é essencialmente um deles.

A autoestima sim, vem de dentro. Portanto, ter uma autoestima equilibrada é também uma ferramenta de empoderamento pessoal, uma vez que contribui para a saúde emocional e mental de qualquer indivíduo. E, manter os fios saudáveis, faz parte desse processo de valorização.

Até porque, na história da humanidade, os cabelos raramente eram vistos apenas como uma simples extensão do corpo. Em alguns casos, havia até uma relação espiritual, na qual os cabelos representavam virtudes como virilidade e força.

Por isso, nos dias de hoje, quando alguém precisa fazer um corte ou mudar radicalmente o visual, a preocupação é evidente nos rostos. Mas a verdade é que os fios de cada pessoa podem abrigar uma infinidade de significados, que demonstram ao mundo quem ela é.

Os cabelos guardam muitos significados para cada pessoa e por isso mantê-los saudáveis é fundamental para a autoestima. Quase todo mundo já passou por uma crise com os cabelos, não é mesmo? Pode parecer normal no início, no entanto,na maioria dos casos a insatisfação interfere no psicológico e na autoestima e neste momento é preciso ficar alerta, principalmente as mulheres.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitas pessoas não sabem, mas o cabelo e a autoestima estão diretamente ligados, pois ele evidencia sua identidade, seu estilo, seu humor e até mesmo simboliza seu poder.

Em situações de muito estresse ou preocupação, é muito comum a queda dos cabelos. Por isso, alguns cuidados ou até mesmo uma mudança radical nos hábitos podem ajudar muito e preservar sua autoestima.

Cuidados com o cabelo para mantê-lo bonito e saudável

Sabemos o poder que uma mulher de cabelos lindos e vistosos exercem sobre as pessoas. Afinal, isso é o que todas nós queremos, não é? Alguns fatores são determinantes para ter cabelos bonitos e saudáveis. Genética, cuidado, manutenção, alimentação, estado psicológico são alguns dos principais fatores.

Vamos fazer uma auto análise:

  • Seus cabelos são bonitos?
  • Você tem fatores genéticos para esses cabelos serem como são?
  • Como são os cabelos de seus pais e avós?
  • Você faz procedimentos químicos em seus cabelos? Se sim, quais e com que frequência ?
  • Alisamentos ( progressivas, gradativas, escova definitivas, relaxamento, alinhamento)
  • Cor (coloração, tonalizante, banho de brilho) Descoloração ( mechas, luzes, descoloração global);
    .

Agora vamos saber sua rotina?

  • Lava os cabelos quantas vezes por semana?
  • Que produtos você usa para lavar os cabelos?
  • Usa secador e ou chapinha diariamente?
  • Procura orientação profissional em quais situações? Cor, forma, corte, produção e para eventos, ou procura para tratamentos também?
  • Você tem tido os devidos cuidados com o cabelo?
  • Como está sua alimentação?
  • E o nível de stress?
  • Você sabe a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?
    .

Muitas mulheres acham que só quem tem muito tempo e/ou dinheiro tem a chance de ter cabelos maravilhosos, uma Pocahontas ou Rapunzel ou de ter aqueles cachos poderosos dignos de capa de revista.

Bem, elas estão enganadas! Você já ouviu falar em protocolo de cronograma capilar?

É possível manter as madeixas saudáveis e lindas adotando pequenos hábitos e sem a necessidade de muito investimento financeiro ou de muito tempo. Um protocolo cronograma capilar é a salvação para as mulheres que querem cabelos lindos e saudáveis.

O cronograma capilar consiste em mudança de hábitos diante de um diagnóstico profissional um protocolo de ações rotineiras aliados a produtos específicos são prescritos para uso rotineiro que tem duração de 1 a 6 meses. Um cronograma capilar é personalizado para cada pessoa e ele muda de acordo com as necessidades do fio (não adianta copiar o da amiga, ou da blogueira nem sempre o que é bom para o outro é bom para você).

Procure um cabeleireiro capacitado para te auxiliar na construção do seu cronograma, em muitos casos apenas o cronograma capilar já resolve os problemas, mas, em alguns casos será necessário a ajuda de um médico dermatologista especializado para prescrever algumas substâncias e vitaminas de uso oral para acelerar o processo de recuperação capilar.

O cronograma consiste em alternar os tipos de produtos, pois cada uma tem um objetivo diferente. As linhas de hidratação visam repor a água perdida. As linhas de nutrição repõem lipídeos e outros nutrientes do córtex. As linhas de reconstrução devolvem proteínas e aminoácidos.

No cronograma inclui a forma de lavar, pentear, secar, prender e a aplicação de produtos de forma correta. No entanto, você também precisará incluir uma boa alimentação, tratamentos capilares, rotinas caseiras e produtos de qualidade com ótimo custo-benefício.

Para ajudar a seguir esses passos, preparei esta matéria com dicas muito fáceis! Dicas para levar para a vida e colocar em prática diariamente.

Lave os cabelos de forma correta

Você sabia que existe uma forma ideal de lavar os fios? O shampoo é colocado somente no couro cabeludo e é apenas nessa parte em que ele será massageado. Em hipótese alguma esfregue comprimento e pontas, pois causa danos, quebras e enfraquecimento.

O condicionador servirá para fechar as cutículas e hidratar os fios. Escolha um específico para seu tipo de cabelo. Aplique o condicionador apenas no comprimento e pontas. Quanto à temperatura, prefira água morna, pois aquela muito quente danifica os fios.

Tenha cuidado ao secar os fios

Ao secar com a toalha, escolha uma de tecido macio. Além disso, assim como na lavagem, não esfregue o cabelo. se suas madeixas forem encaracoladas ou crespas, já que elas têm mais chances de se fragilizarem, então o cuidado é redobrado.

Secar com o secador é ótimo para auto estima, né? Evite a tentação de usar o secador de cabelo todos os dias. Porém, caso resolva utilizá-lo, tenha um protetor térmico, que pode ser em forma de óleo ou leave-in. Passe-o nas mechas antes, para ajudar a reduzir os danos.

Para cabelos cacheados e crespos, a dica é usar um difusor, ele proporciona a secagem de modo uniforme, fica mais fácil manter a forma bonita dos cachos. Ainda sim deixar os fios secando ao natural é sempre a melhor alternativa.

Além disso, prefira lavar os cabelos durante o dia, para não dormir com eles molhados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Invista em tratamentos capilares

Você não precisa ir ao salão todos os dias e gastar rios de dinheiro para manter seus fios bem tratados. Hoje em dia, existem muitas linhas de manutenção como máscaras de tratamento, com um preço bom e que podem ser usadas em casa mesmo, para auxiliar nos cuidados com o cabelo é manter tratamentos profissionais

Com a ajuda de um profissional, escolha um que atenda às suas necessidades. Por exemplo, fios com química pedirão produtos com propriedades reparadoras. Já os enfraquecidos precisarão de um que dê mais força. Corte o cabelo regularmente casos que são indicados a cada 2, 3, ou 4 meses, nunca mais que isto.

Muitas mulheres que desejam cabelos longos correm da tesoura por imaginarem que, assim, o crescimento é mais rápido. No entanto, é importante dar uma cortada nas pontas de vez em quando. Isso traz mais vitalidade e afasta pontas duplas, deixando as madeixas com aparência mais saudável.

Além disso, com o tempo, os fios perdem o corte, ficando com um “efeito pirâmide”, com distribuição de volume prejudicada e sem forma. Outro problema comum de ficar muito tempo sem cortar é manter um cabelo grande, mas com as pontas ralas. Isso acontece por fatores naturais, mas também pelo uso de química e chapinha. A consequência é, também, um formato desarmônico nas madeixas.

Lembre-se de que não é preciso realizar uma mudança radical, mas um corte mínimo já pode fazer a diferença, dando mais balanço e beleza.

Proteja os fios do sol

Você deverá ter cuidados com o cabelo no verão também. Assim, ao ir ao trabalho, ao clube ou à rua para correr por exemplo, é importante que você adote boas práticas para proteger os fios dos raios UV. Engana-se quem pensa que eles são nocivos apenas à pele.

O cabelo também sofre, podendo ter ressecamento, fotoenvelhecimento e fragilidade. Isso porque a radiação causa dano direto às substâncias que unem as cutículas, dando aspereza e tirando o brilho. É lógico que você não precisa abrir mão de um sol maravilhoso, mas é importante adotar medidas para se proteger melhor.

Chapéus e bonés são bons aliados. Leave-ins e óleos também protegem, principalmente se tiverem filtro UV na composição. Usar um coque é outra dica boa, pois, quanto menos partes expostas, menos danos causados. Além disso, procure não ficar o tempo todo em exposição direta. Fique na sombra sempre que possível.

Tenha atenção especial com o couro cabeludo

Não importa o seu tipo de cabelo, o desleixo com o couro cabeludo pode causar caspa, descamação, excesso de oleosidade, queda capilar, dermatite etc. Todos eles, além de influenciarem no crescimento dos fios, podem deixá-los com aspecto ralo e sem vitalidade. Entenda que se a raiz não estiver saudável, não há como as madeixas ficarem bonitas.

Assim, tenha alguns cuidados. Na hora de lavar, evite o banho quente, pois ele estimula as glândulas sebáceas e obstrui os poros. Também retire bem os produtos, pois os resquícios causam mais oleosidade e dão um aspecto de sujo.

Para ajudar no crescimento dos fios, você pode, de vez em quando, fazer massagens no couro cabeludo com produtos específicos. Outra dica é, antes de um procedimento químico, sempre fazer o teste da mecha. Assim, caso você tenha alguma alergia, apenas uma parte do cabelo ficará prejudicada.

Na hipótese de você desenvolver alguma condição, como coceiras, caspa ou alopecia areata, consulte um profissional, para que ele a oriente sobre produtos e medicações adequados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Evite o excesso de química 

Se você pretende ter mais cuidados com o cabelo, tente espaçar os processos químicos que você faz nele, já que o excesso o enfraquece e torna-o quebradiço. Faça as pazes com sua beleza natural, deixe seus fios respirarem um pouco e, nesse tempo, invista em bons produtos e tratamentos.

Além disso, está em alta a transição capilar, procedimento no qual a mulher deixa, aos poucos, de fazer alisamentos, até que o cabelo volte ao seu estado natural. Muitas mulheres acham difícil no começo, mas o resultado final, com os cachos de volta, fica lindo e deixa-as empoderadas.

Manter as madeixas mais curtas pode ser uma solução aqui, já que isso torna a rotina de cuidados mais prática.

Penteie o cabelo com cuidado

Se seu cabelo for cacheado, não o penteie seco, apenas quando estiver molhado e de preferência debaixo do chuveiro, pois isso pode causar quebras e frizz. Penteie começando pelas pontas e suba, aos poucos, enquanto vai desembaraçando. Uma sugestão é utilizar um finalizador em creme ou óleo, pois ele devolve a umidade dos fios e torna-os mais fáceis de pentear.

Um segredo é misturar um pouco de leave-in, óleo e água e borrifar essa mistura no comprimento e pontas quando estiver seco, com movimentos de amassar os cachos e realinhar os fios. Cabelos muito finos tendem a embaraçar com facilidade.

Sendo assim, prefira prendê-los quando tiver que realizar alguma atividade ao ar livre e estiver ventando, ou quando for à academia. Além disso, alguns fios tendem a acumular “pontinhos brancos”, também chamados de
Trichorrhexis Nodosa.

Isso acontece quando a cutícula é perdida por químicas e outros desgastes. A consequência é a propensão aos nós — eles precisam ser retirados com um corte.

Gostou do conteúdo? Na semana que vem, voltamos com mais um tema para você, mulher ou homem!

.

Reportagem: Colunista Cristiane Oliveira/ Espaço Cris / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Cristiane Oliveira/Espaço Cris

Tags

0 Comentários “Cronograma Capilar: Cristiane Oliveira ensina dicas sobre como cuidar de seu cabelo a longo prazo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...