Estudo recente mostra que exercícios aeróbicos não EMAGRECEM!

Foto Capa: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia
Foto Capa: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia

(CONFIRA OUTRAS COLUNAS DE JANAÍNA PESSOA NO FINAL DESTA MATÉRIA)

Na verdade, não é novidade. Nunca houve estudos dizendo que aeróbios de baixa intensidade são eficientes, foi apenas uma construção com base em conceitos usados inadequadamente.

Quer exemplos?

Em 1992, Hardman et al. comparam um grupo de mulheres que permaneceu sedentária por 12 meses, com outro que fazia cerca de 18km de caminhada por semana.

Como não houve mudança na alimentação, o déficit calórico estimado passou das 40.000kcal, o que daria uma perda de uns 6kg, segundo cálculos comuns. Mas o grupo que caminhou saiu de 36,1 para 37,1% de gordura, enquanto o que ficou no Netflix foi de 34,9 para 35,4%.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

Depois disso, Bond-Brill et al. (2002) passaram dietas de 1.200-1.400 kcal para mulheres com sobrepeso e as dividiram em 3 grupos: um não fazia nada, um caminhava 5 x semana por 30 min e outro caminha 60 min 5 x semana. O que era de se esperar é que a caminhada geraria maior perda de peso, por aumentar o gasto calórico, em relação dose-dependente, certo?

Mas todos perderam o mesmo!!!

Mais recentemente, Friedenreich et al. (2015) colocaram 400 mulheres inativas e com média de 40% de gordura para passar 12 meses caminhando por 30 ou 60 minutos 5 x semana, sem mudança na alimentação.

Apesar de estatisticamente haver diferença, a perda foi de míseros 1,79kg para quem caminhava por 30 min e 2,52kg para quem caminhou uma hora! Pensa nisso, uma pessoa com 40% de gordura passa um ano andando uma hora, de segunda a sexta, para perder menos de 50g por semana!?

A razão é que os exercícios de baixa intensidade parecem promover mudanças metabólicas desfavoráveis e, com isso, a perda de peso se torna muito menor do que a prevista, ou mesmo negligenciável. Não nego a importância de fazer atividade física e combater o sedentarismo. No entanto, se quisermos usar o exercício como estratégia de emagrecimento, vamos ter que pensar em coisas melhores!!!!

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

JANAÍNA PESSOA:

📈 EMPRESÁRIA
🏋🏻‍♀ PERSONAL TRAINNER
📥 CONSULTORIA ON LINE
📌 DICAS FITNESS E MOTIVACIONAIS

Instagram:
@janapersonal.fit
@gym.performance

☑ Contato:

☎ (34) 3671-5532
📲 (34) 99205-0404

Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Reprodução/Janaína Pessoa/Performance Academia

Tags

0 Comentários “Estudo recente mostra que exercícios aeróbicos não EMAGRECEM!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...