Maioria da população aprova chegada das Escolas Cívico-Militar em São Gotardo e Guarda dos Ferreiros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Uma aprovação extremamente favorável para a chegada do modelo de Escolas Cívico-Militar em São Gotardo-MG. Nesta última terça-feira, 08 de Julho de 2025, aconteceu no município São-Gotardense e também no Distrito de Guarda dos Ferreiros, uma Assembleia Geral para saber a opinião dos pais sobre o assunto, através de uma votação pública nas escolas selecionadas para o programa.
A Assembleia Geral foi realizada após a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) dar início ao processo de consulta às comunidades escolares sobre o interesse das unidades da rede estadual em aderirem ao Programa das Escolas Cívico-Militares, promovido pelo Governo de Minas. Em São Gotardo-MG, as escolas selecionadas para o programa foram: Escola Estadual Hermenegildo Ladeira no Distrito de Guarda dos Ferreiros e Escola Estadual São Pio X, Escola Estadual Coronel Oscar Prados e Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena em São Gotardo-MG.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na votação realizada nesta última terça-feira, a maioria dos pais em todas as Escolas, foram a favor da chegada do modelo Cívico-Militar. Escola Estadual Hermenegildo Ladeira no Distrito de Guarda dos Ferreiros 212 participantes foram a favor, contra 14 contra. Nas escolas de São Gotardo Escola Estadual São Pio X, Escola Estadual Coronel Oscar Prados e Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena o resultado também foi amplamente favorável: 243 a 31, 123 a 11 e 100 a 0.
Além do voto favorável, a presença maciça de pais e responsáveis nas Escolas para a votação, chamou a atenção, em prol da mobilização para que o modelo fosse aprovado nas escolas selecionadas no munícipio. Em enquete realizado no Instagram do Portal SG AGORA antes da votação, 83% dos opinantes também votaram a favor da chegada das Escolas Cívico-Militar, em um total de 493 participantes. Nos comentários da enquete, as opiniões se dividiram, mas com grande maioria a favor do modelo proposto.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Escolas cívico-militares são instituições públicas com gestão compartilhada entre educadores e militares, voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. As secretarias estaduais de Educação cuidam do currículo, enquanto professores atuam no ensino e militares, geralmente da Polícia Militar ou Forças Armadas, colaboram na gestão educacional e disciplina. A admissão de alunos ocorre por matrícula ou transferência, podendo incluir prova, conforme a disponibilidade de vagas em cada unidade. Este modelo de ensino já existe há mais de 25 anos no Brasil.
Desde que o Governo de Minas adotou a Política Educacional de Gestão de Escolas Cívico-Militares, em 2020, o modelo tem demonstrado resultados positivos em diversos indicadores educacionais. Atualmente, nove escolas participam.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Trechos da Reportagem: Portal O Tempo / Foto Capa: Montagem/Facebook/SRE Patos de Minas
Tags ASSEMBLEIA GERALCÍVICO-MILITARESCOLASSÃO GOTARDO-MGVOTAÇÃO
- Anterior MPMG expede Recomendação para que Câmara Municipal de São Gotardo revogue lei que criou cargos em comissão
- Próximo SORRISO DEVOLVIDO: Adolescente realiza sonho com a ajuda de escola e clínica odontológica, em São Gotardo-MG
0 Comentários “Maioria da população aprova chegada das Escolas Cívico-Militar em São Gotardo e Guarda dos Ferreiros”