Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no RS, segundo Ministério da Agricultura

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou, na quinta-feira (15), um foco de gripe aviária H5N1 em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A detecção ocorreu no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e foi informada na manhã desta sexta (16).
Conforme o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) detectado na avicultura comercial do país — antes as ocorrências eram em aves silvestres. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A China vai interromper a compra de carne de frango do Brasil por 60 dias, informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás.
A Secretaria de Agricultura do RS informou que o caso foi atendido na segunda-feira (12), em um estabelecimento de reprodução. As amostras foram coletadas e encaminhadas a um laboratório em Campinas (SP), que confirmou o diagnóstico.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Com a confirmação da doença, a área em Montenegro foi isolada e as aves restantes eliminadas. A Secretaria acrescentou que será conduzida uma investigação complementar em um raio inicial de 10 km da região de identificação do foco.
O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave). O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
.
Reportagem: Pedro Trindade, g1 RS / Link Reportagem Original: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2025/05/16/gripe-aviaria-granja-comercial-montenegro-rs.ghtml / Foto Capa: Imagem meramente ilustrativa/Banco de Imagens/Portal SG AGORA/Canva
- Anterior Moradores de São Gotardo e outras cidades da região do Alto Paranaíba registram “bola de fogo” no céu
- Próximo Governo de Minas anuncia novo concurso público da Educação com mais de 10 mil vagas
0 Comentários “Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no RS, segundo Ministério da Agricultura”