COLUNA SOBRE SAÚDE: Quais os benefícios do alongamento e aquecimento antes da prática de exercícios físicos

Foto Capa: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia
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OI! Tudo bem? Vamos interagir!!! Vamos de falar de alongamento e aquecimento!

A prática de atividades físicas é excelente para saúde, mas não deve ser feita de forma aleatória. Muitas pessoas não dão atenção à importância do alongamento e aquecimento e também se esquecem de que é preciso relaxar. Com isso, acabam tendo problemas como dores e lesões musculares, e também, mau desempenho durante os exercícios.

Muitas pessoas confundem, mas alongamento, aquecimento e relaxamento são atividades com objetivos diferentes. Entenda como cada uma pode te ajudar:

O alongamento consiste em aumentar a elasticidade e flexibilidade muscular. Melhora o funcionamento das articulações, permitindo que o atleta tenha um desempenho melhor ao executar movimentos.
Fazer alongamento antes do exercício é importante para preparar o corpo para as cargas que ele vai receber durante a execução da atividade.

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Além disso, o alongamento confere outros benefícios ao corpo, como a correção da postura, redução do risco de lesões, ativação da circulação sanguínea, diminuição da tensão muscular e relaxamento da musculatura.
Cada corpo tem suas limitações, por isso, o aquecimento deve ser algo individual e gradativo. Cada pessoa vai, aos poucos, adequando os exercícios à sua capacidade corporal.

Já o aquecimento promove o aumento da temperatura corporal, preparando os sistemas cardiovascular e respiratório para o início das atividades. O aquecimento na atividade física é essencial para evitar possíveis dores e lesões musculares.

Ainda, o aumento da temperatura corporal traz vários benefícios, dentre eles, melhoria na coordenação, aumento da quantidade de oxigênio disponível nos músculos, aumento do fluxo sanguíneo, rapidez na transmissão de impulsos nervosos, etc.

Mas o bom desempenho físico depende também de fatores emocionais. Aí entra o relaxamento, que alivia tensões psicológicas e físicas, acalmando e promovendo uma melhora na tensão muscular.

Por isso é muito importante que, ao praticar um exercício, a pessoa esteja relaxada e concentrada. A falta de motivação e indisposição mental podem interferir e reduzir os efeitos benéficos das atividades físicas.

Alongar! Aquecer! Sempre!!!!

Tenham uma ótima semana! Um super beijo?

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Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Foto Utilizada e Foto Capa: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia

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