Colunista: Treinamento de musculação usando cabos, uma técnica que gera “músculos”

Foto Capa:  Reprodução/Vídeo Performance Academia/@gelsimar10 /@leo_fariasg/@nunesalbertotreinamento/@gym.performance
Foto Capa: Reprodução/Vídeo Performance Academia/@gelsimar10 /@leo_fariasg/@nunesalbertotreinamento/@gym.performance

Olá amantes de academia! O treinamento de musculação usando cabos fornece tensão contínua, e com uma estação de cabo ajustável, você pode configurar os cabos para imitar qualquer gesto desportivo. Os theratubes (elásticos) por outro lado oferecem resistência progressiva e permitem a execução do treinamento de força explosiva. Este é o assunto desta semana de nossa coluna! (CONFIRA TODA AS COLUNAS DE JANAÍNA PESSOA NO FINAL DESTA REPORTAGEM)

O theratube vem sendo utilizado para o trabalho de fisioterapia a mais de 2 décadas, pois fornece força excêntrica e concêntrica sobre os músculos, além de melhorar a força, amplitude de movimento e coordenação intramuscular (CONFIRA UM VÍDEO EXEMPLO NO FINAL DA REPORTAGEM). O Theratube é feito de borracha natural e está disponível em 7 níveis codificados por cores de resistência.

Algumas pesquisas mostram que os theratubes oferecem mais algumas vantagens no treino de musculação sobre os cabos. O principal benefício que as bandas têm sobre qualquer equipamento com cabos, pesos livres ou máquinas é a resistência progressiva linear (quanto mais você esticar as bandas, mais resistência elas vão proporcionar).

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

No caso dos cabos, a resistência permanece constante durante todo o exercício e com o theratube o aluno irá usar mais fibras musculares de contração rápida (aqueles que crescem mais e são mais fortes) no seu treino de musculação.

Com a resistência progressiva linear a carga fica mais difícil no fim do movimento. Isso significa que você pode colocar mais foco em determinadas áreas de um músculo. Por exemplo, ao fazer crucifixo com bandas, você pode desenvolver melhor a parte interna dos peitorais.

Dessa forma podemos afirmar que você deve incluir regularmente theratubes no seu treino de musculação, não estou dizendo para substituir os exercícios de cabo por elásticos. Más de vez em quando (a cada 6 semanas) você pode utilizar esse tipo de resistência para incrementar seu treino de musculação.

Bons treinos!!!

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

Foto para usar no final das Colunas

Veja um exemplo de treinamentos de musculação com cabos:

 

Reportagem: Janaína Pessoa/Colunista Portal SG AGORA / Foto Utilizada: Cedida gentilmente por Janaína Pessoa/Performance Academia / Foto Capa e Vídeo Utilizado:  Reprodução/Vídeo Performance Academia/@gelsimar10 /@leo_fariasg/@nunesalbertotreinamento/@gym.performance

Tags

0 Comentários “Colunista: Treinamento de musculação usando cabos, uma técnica que gera “músculos””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Na sua opinião, qual dos problemas abaixo, o novo presidente do Brasil terá mais trabalho para resolver?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...