Dia do Engenheiro Metalurgista: Engenheiro Metalurgista tem atuação versátil

Foto Capa: Google Imagens
Foto Capa: Google Imagens

Preparar uma refeição em panelas de aço, tocar um instrumento musical de sopro, usar joias de ouro ou bijuterias de bronze, ou mesmo viajar em carros ou aviões, são ações possíveis graças ao trabalho do engenheiro metalurgista. Esse profissional é o responsável pela transformação de minérios em ligas metálicas que podem ser aplicadas em produtos utilizados pela sociedade ou usadas na indústria.

Segundo o presidente da Associação Mineira de Engenheiros Metalurgistas (AMET), engenheiro metalurgista Marcelo Albano, esse profissional está presente em quase todos os segmentos industriais, e é fundamental nas indústrias de base. “O engenheiro metalurgista atua em todo o processo de beneficiamento de minérios e na sua transformação em metais e ligas metálicas. Faz ainda a análise e seleciona os materiais existentes e define a sua aplicação. Também faz parte das suas atribuições desenvolver novas tecnologias e novos materiais”, explica.

O mercado principal do engenheiro metalurgista é na indústria siderúrgica, mas muitos desses profissionais são absorvidos também na mineração e na indústria do petróleo. “Com o mercado desaquecido em função da crise econômica pela qual passa o Brasil, a área de mineração é um oportunidade de atuação para os metalurgistas”, conta Marcelo. Segundo ele, uma alternativa também para esse profissional é atuar fora do país, principalmente, na Austrália, China e Japão, que possuem uma produção expressiva de aço e demandam muitos profissionais para atuarem na área.

CLIQUE AQUI E ASSINE

 

Reportagem: Iane Chaves/Assessora de Imprensa Crea-Minas / Foto Capa: Google Imagens

Tags

0 Comentários “Dia do Engenheiro Metalurgista: Engenheiro Metalurgista tem atuação versátil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *