Nova reunião é realizada em Rio Paranaíba para discutir situação de Guarda dos Ferreiros

Foto Capa: Gilberto Martins/Maktub
Foto Capa: Gilberto Martins/Maktub

Autoridades e representantes do Ministério Público de Rio Paranaíba e São Gotardo voltaram a se reunir na manhã desta quarta-feira (17/05), para tentarem chegar num acordo para a solução dos vários problemas que o distrito de Guarda dos Ferreiros vem enfrentando já algum tempo. A reunião foi realizada no plenário de Câmara Municipal de Rio Paranaíba e contou com a presença de vereadores e dos secretários dos dois municípios. No primeiro momento da reunião, foram expostos os vários problemas de saneamento básico, esgoto correndo à céu aberto e a delimitação dos municípios para que seja possível realizar um trabalho mais eficaz e resolver as questões apresentadas pelo Ministério Público e pelos representantes do distrito.

Carlos Camargos, vereador de São Gotardo e empresário em Guarda dos Ferreiros, fez uso da palavra e apontou vários avanços desde a última reunião realizada. Ao mesmo tempo, o parlamentar elencou os problemas que ainda prejudicam a população. Em entrevista ao Portal Maktub de Rio Paranaíba , o vereador ressaltou que o objetivo da reunião foi buscar o diálogo entre os municípios para que seja criando um termo do cooperação para que nenhum dos dois prefeitos sejam penalizados legalmente.

Segundo o vereador, no distrito houve uma ‘explosão’ demográfica com a ida de trabalhadores rurais e o local não estava preparado para receber o grande número de pessoas. “É preciso que haja responsabilidade de acolher essas famílias e de contribuir com nossa região”, destacou o parlamentar. O promotor de Rio Paranaíba, José Geraldo, ressaltou que os vereadores são os representantes do povo nas duas câmaras e que esta é a hora de “comprarem a briga” para resolveram as urgências do distrito. Ele ainda salientou que o Ministério Público é o intermediador entre os municípios para a realização das melhorias.

Foi questionada durante a reunião, a má distribuição de água pela Copasa no distrito. Porém, o gerente regional da empresa que também participou da reunião, afirmou que Guarda dos Ferreiros só tem a concessão regularizada pela Prefeitura de São Gotardo e que falta essa regularização por parte de Rio Paranaíba para que seja feito um trabalho de maior qualidade para a população. O gerente regional destacou ainda que devido não se saber onde que é a divisa do município, algumas residências ficam sem a rede de água, pois, às vezes, não se tem conhecimento de qual município faz parte.

Já o promotor de São Gotardo, Sérgio Álvares, também relatou que os problemas de Guarda dos Ferreiros são permanentes e que tem que ter um diálogo entre as prefeituras para o melhoramento emergencial do distrito. Representados pelo Presidente Alisson Andrade e pelo segundo Secretário Pastor Vilmar Nonato, os membros da Associação de Moradores de Guarda dos Ferreiros (ASMOG) reforçaram a fala do promotor, pedindo a união do municípios, para que os problemas do distrito sejam resolvidos.

O prefeito de São Gotardo, Seiji Sekita, destacou que vem realizando várias ações no distrito e que uma delas é o transporte dos alunos do município de Rio Paranaíba para o distrito e que as prefeituras vão trabalhar em conjunto para solucionar os vários problemas apontados. O chefe do executivo Sangotardense, destacou ainda que vai continuar fazendo o trabalhos dos estudantes pelos próximos dois anos, até que a prefeitura de Rio Paranaíba se estabilize economicamente para realizar o trabalho.

Valdemir Diógenes, prefeito de Rio Paranaíba, ressaltou novamente que a situação do município é crítica devido às inúmeras contas que vem pagando de administrações passadas. Ele rebateu as críticas apresentadas dizendo que Rio Paranaíba está atendendo o distrito com equipe médica, recapeamento de ruas e outras ações. Valdemir também destacou que a UBS (Unidade Básica de Saúde) no distrito já está finalizada e que só não está em funcionamento, porque a Copasa ainda não fez o ligamento da água no bairro. O prefeito de Rio Paranaíba apontou as várias ações que vem realizando no distrito e que os próximos passos que deverão serem tomados.

O promotor de Rio Paranaíba, José Geraldo, também destacou que a reunião foi mais uma de uma série de reuniões que já foram realizadas só que com administrações diferentes, já que o prefeito de Rio Paranaíba foi eleito e o prefeito de São Gotardo reeleito nas últimas eleições. Segundo ele, o prefeito de Rio Paranaíba precisava tomar contato com as autoridades envolvidas, que era preciso tomar o compromisso dele e executar materialmente aquilo que ficou acordado.

A reunião foi solicitada pelo promotor de Rio Paranaíba que também pediu para que seja feita uma conscientização da população de Guarda dos Ferreiros, no intuito de ajudar as prefeituras a realizarem seus trabalhos na melhoria da vida social da população.

Confira mais fotos da reunião:

 

Reportagem e Fotos: Gilberto Martins/Maktub Comunicação de Rio Paranaíba

Tags

0 Comentários “Nova reunião é realizada em Rio Paranaíba para discutir situação de Guarda dos Ferreiros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *