Alerta total: 26 pessoas são confirmadas com DENGUE em São Gotardo

Um alerta para toda a população Sangotardense, chegou nesta quarta-feira: Todo cuidado é pouco para evitar a DENGUE em nossa cidade!

Após a dica de uma Leitora que acompanha o Portal SG AGORA, nossa equipe conversou com a equipe de Vigilância Sanitária da cidade e também com a Secretaria do Meio Ambiente, sobre o estado de alerta que vive São Gotardo por cauda do Aedes Aegypti. Já foram confirmados 26 casos de pessoas com dengue, desde o início do ano.

Em conversa com David Sato, responsável pela Vigilância Ambiental de nossa cidade, ele nos contou que São Gotardo possui hoje 11.595 imóveis. Estas casas, recebem de dois em dois meses, um agente que joga remédios para matar e evitar os focos de dengue e são orientados de como se prevenir contra o mosquito.

Alem disso, existem 20 locais na cidade que são considerados os “Pontos Estratégicos” e recebem a visita do agente quinzenalmente. O Cemitério da cidade, o Eco Ponto(futuras instalações do hospital regional) e o centro, são um destes locais, que a vigilância faz um maior controle contra o Aedes.

Pórem, nesta época de chuva, o mosquito consegue se reproduzir mais rapidamente e também está se adaptando a novos locais para poder depositar seus ovos. De acordo com o Ministério da Saúde, o mosquito da dengue, prefere sempre água parada e limpa, mais já se adaptou e em determinados casos, deposita seus ovos em águas sujas ou ambientes não tão quentes.

Como nesta época o mosquito se reproduz mais rapidamente, David, aconselhou a população Sangotardense a prestar mais atenção e ligar o sinal de alerta em suas casas, não deixando água parada descoberta, precavendo com a reciclagem da água da chuva(muitas pessoas estão fazendo um mau armazenamento desta água, o que está contribuindo para o mosquito se multiplicar) e em caso de foco da dengue, entrar em contato o mais breve possível na Vigilância Sanitária.

ECOPONTO: O berço dos Mosquitos da Dengue em São Gotardo:


IMG_4669

Construído para ser o depósito provisório de pneus em São Gotardo, o EcoPonto(futuras instalações do hospital regional) tem sido o local que mais tem preocupado a população Sangotardense a respeito do mosquito da dengue. Lá, pneus são jogados a céu aberto e enquanto isso o mosquito se multiplica.

Em conversa com a Secretaria do Meio Ambiente de São Gotardo, foi nos passado que o local foi construído pela Prefeitura para abastecer os pneus, mas que se trata de uma parceria entre a prefeitura, borracharias e transportadoras.

Em 2013, foi estabelecido a parceria entre as partes e foi definido que as borracharias depositariam os pneus semanalmente as quintas-feiras e as transportadoras viriam de dois em dois meses para fazer o devido reciclamento dos pneus. Porem de acordo com a Secretaria as regras definidas não foram cumpridas por ambas as partes.

A empresa responsável em pagar as transportadoras para fazerem a coleta nas cidades, não repassa a verba desde o ano passado e a Prefeitura precisou encontrar um caminhão que fazia a coleta na região, para que os pneus fossem levados. Alem disso, as borracharias não cumpriram o acordo de descarregarem seus pneus velhos ou buchas todas as quintas e começaram a jogar os pneus de qualquer maneira no local.

Ainda de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o ECOPONTO, precisa ser um local fechado e sem riscos de umidade. Porem, foi invadido recentemente e agora os pneus são jogados de qualquer maneira no local e a céu aberto. A prefeitura também informou que as pessoas não estão fazendo sua parte e jogando pneus em todos os locais do lote.

A menos de 15 dias, a Prefeitura foi até o local e recolheu todos os pneus que estavam a céu aberto e organizaram o galpão para que os pneus pudessem ser pelo menos colocados dentro de um local tampado. Pneus de tratores e maquinas maiores que não são recolhidos pelas transportadoras, foram tampados com uma lona. A Prefeitura também nos informou que não é de sua obrigação apenas, fazer o reciclamento dos penues e que todas as partes deveriam colaborar para que o problema fosse resolvido.

Nossa equipe foi até o local nesta terça-feira(17/03) e infelizmente novos pneus foram jogados a céu aberto. O depósito que havia cido organizado pelos agentes, estava novamente tulmutuado e impossível de se colocar os pneus reciclados sem que pegassem água da chuva.

O mosquito da dengue, está batendo em nossas portas e toda a população precisa fazer sua parte e tentar evitar que esta praga se espalhe mais ainda. A dengue mata e como o Aedes Aegypti tem se adaptado cada vez mais a todos os tipos de ambientes, a preocupação e combate ao mosquito deve ser feita por todos.

Caso alguem deseje saber maiores informações sobre o mosquito ou quiser solicitar uma visita do agente para eliminação do foco, deverá entrar em contato com a Vigilância Sanitária na Avenida Rio Branco. Após os 26 casos confirmados, todos cuidado é pouco.

Evitar água parada, não jogar lixos em terrenos vazios, fazer o armazenamento da água da chuva corretamente é uma obrigação de todos. E toda a população Sangotardense precisa se unir contra o mosquito da dengue.

Confiram as fotos do ECOPONTO:

Reportagem: Diego Oliveira – SG AGORA

Um comentário em “Alerta total: 26 pessoas são confirmadas com DENGUE em São Gotardo”

  1. Mateus disse:

    Pessoal da Dengue podia olhar mais por este local cheio de “Pneus”, não apenas disser que é “Ponto Estratégico”, e nada fazer…
    PARABÉNS AO “SG AGORA” Continuem com esta denuncia e fiscalizando este local, parabéns pela atitude!
    OBS: Aos fins de semana a garotada do campinho faz a festa neste local, quebram lâmpadas e pior seria se algum inventar de por fogo dentro da casa com pneus.
    Hospital neste local só pra criação de “Dengue”, pq hospital mesmo pra quem pega Dengue tem que ser pago.
    Ponto estratégico pra criação de todo tipo de “Dengue”, até lazer com piscina pros pneus já tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual destas datas você mas deseja que chegue no ano de 2020?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...