PIX copia e cola, falsa central telefônica e mais: os golpes virtuais que marcaram 2023

Foto Capa: G1
Compartilhe:

Em 2023, muitos golpes on-line deixaram os brasileiros de cabelo em pé. Falsa central telefônica do “0800”, link falso do programa Desenrola Brasil e esquema de bloqueio do pagamento por aproximação foram alguns deles.

As quadrilhas estão cada vez mais diversificando as “iscas” que causam prejuízo financeiro em suas vítimas. “Temos muitos golpes no Brasil e eles são criativos. É uma diversidade de problemas que você não vê em outros países”, diz Marina Ciavatta, especialista em segurança da informação. Confira alguns golpes aplicados abaixo:

.

Falsa central telefônica ‘0800’:

.

Um dos golpes que marcaram o ano é o da falsa central telefônica “0800”. Nele, golpistas que fingem ser funcionários do banco dizem que a conta da pessoa foi invadida e que, caso ela não reconheça os débitos, deverá entrar em contato com a central.

O objetivo é fazer com que a pessoa acredite na tal invasão e, depois, clique em um link ou baixe um aplicativo para que os criminosos tenham acesso à conta da vítima.

Em outra ação parecida, o criminoso envia um SMS sinalizando uma suposta compra de valor elevado no cartão de crédito. A mensagem inclui um número de telefone, geralmente um “0800”, para induzir a vítima a ligar em busca do reembolso. Porém, ela é levada a realizar uma série de procedimentos, que terminam em uma transferência via PIX para os bandidos.

O delegado Danilo Carvalho alerta que os bancos não agem dessa forma e que, em caso de dúvida, o consumidor deve procurar o gerente de sua conta bancária.

Criminosos aplicam golpe da falsa central telefônica em Rio Verde, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Criminosos aplicam golpe da falsa central telefônica em Rio Verde, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

.

Golpe desvia PIX copia e cola:

.

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

0 Comentários “PIX copia e cola, falsa central telefônica e mais: os golpes virtuais que marcaram 2023”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial