Pilates: Um grande aliado dos treinos de musculação

Compartilhe:

Ao contrário do que muitos pensam essas duas modalidades de exercício não substituem uma a outra e, sim, são complementares. Cada uma delas dentro de sua especificidade são grandes aliadas para a saúde muscular e o equilíbrio corporal.

A musculação não nos oferece apenas um trabalho de força e hipertrofia como enfatizam muitas matérias publicadas na internet. Um profissional competente e experiente é capaz de prescrever um programa de treinamento individualizado que atenda a necessidade de cada aluno, realizando não só o trabalho de força, mas também de resistência, potência, flexibilidade e coordenação. Vale lembrar que além do beneficio para o sistema músculo esquelético no ponto de vista cardiológico a musculação pode ser realizada com um alto grau de segurança, pois a frequência cardíaca não atinge graus tão elevados e a pressão diastólica um pouco mais alta garante maior oferta de sangue ao músculo cardíaco.

O método Pilates, antes denominado Contrologia, tem o seu pilar baseado em seis princípios fundamentais: Respiração, Centro de Força (Powerhouse), Concentração, Controle, Fluidez e Precisão. Seu programa envolve um condicionamento físico e mental, tendo como objetivo desenvolvimento da resistência, flexibilidade muscular e restauração da mobilidade articular através da integração do movimento. É possível que durante uma aula de Pilates o praticante explore amplitudes de movimentos em graus variados e ao mesmo tempo tenha a sua atenção voltada para a musculatura profunda, como o assoalho pélvico, transverso do abdome, multifídios e todos os pequenos músculos que envolvem as articulações vertebrais. Além dos benefícios para o sistema musculoesquelético, quem pratica o método Pilates tem um aumento da sua consciência e estabilidade corporal e, como consequência, um melhor alinhamento postural.

Portanto, Pilates e Musculação formam uma excelente parceria, e quando praticados de forma alternada e devidamente orientada traz benefícios para os múltiplos sistemas do corpo.

Studio-Stetica-3 (1)

Ana Carolina Belarmino é Sangotardense, Fisioterapeuta e professora de Pilates no “Stúdio Stética Pilates” de São Gotardo.

 

Compartilhe:

Um comentário em “Pilates: Um grande aliado dos treinos de musculação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial