Chuva de meteoros terá até 120 ‘estrelas cadentes’ por hora no Brasil

Foto Capa: G1
Compartilhe:

Nas noites de quarta e quinta-feira (14 e 15/12), deve ocorrer o pico da última chuva de meteoros visível no Brasil neste ano, a Geminídas.

Nesse fenômeno, os meteoros entram velozes na atmosfera da Terra, rasgando o céu a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma chuva de estrelas cadentes. É uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora. O fenômeno pode ser visto a olho nu, dependendo das condições climáticas da região.

A Geminídas acontece uma vez por ano na Terra, sempre por volta de meados de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Ao cruzar essa região, os detritos do asteroide entram na atmosfera da Terra. Se o céu estiver limpo, é possível ver até 120 “estrelas cadentes” por hora no céu, no momento de pico do fenômeno.

“Basta olhar na direção da constelação de Gêmeos. Nessa época do ano essa constelação é visível na direção nordeste a partir das 22h30 ou 23h, dependendo das condições do céu e do ponto de observação”, diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). Costa orienta que a constelação de Gêmeos estará um pouco mais a leste. “Ou seja, mais para a direção em que o sol nasce”, diz à BBC News Brasil.

.

As Geminídas são especialmente brilhantes e apresentam uma cor amarelada característica — Foto: GETTY IMAGES via BBC

O nome “Geminídas” vem justamente porque os meteoros parecem estar vindo da direção da constelação de Gêmeos.

.

As dicas para assistir ao fenômeno:

.

A chuva de meteoros já começou, na verdade, e deve durar cerca de uma semana. Mas o pico dela, quando ficará mais visível, será na noite de quinta-feira. Os especialistas, porém, apontam que será possível ter uma boa visão do fenômeno já na quarta.

Para assistir ao fenômeno, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade – e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.

A previsão é de que o fenômeno possa ser observado com mais facilidade nas regiões Norte e Nordeste do país, diz a astrofísica Eliade Lima, professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). “A melhor visualização da chuva é em função da fase da lua e de onde a constelação (de Gêmeos) vai estar naquele momento do pico. Então quanto mais alta estiver a constelação de Gêmeos naquela noite, melhor será a visualização em um determinado lugar. Então em qualquer lugar com constelação de Gêmeos visível, será possível observar essa chuva”, diz Lima.

“Mas em função da constelação de Gêmeos estar melhor localizada naquele momento do pico (na região Norte e Nordeste), poderá ter uma melhor visualização”, acrescenta a astrofísica.

.

Reportagem: Lhorrayne Martins/ Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem e Foto Capa: G1

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

0 Comentários “Chuva de meteoros terá até 120 ‘estrelas cadentes’ por hora no Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial