Semente plantada: Grupo realiza manifestação contra a COPASA em São Gotardo e mobiliza população

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

IMG_3691O ditado de que “o que plantamos, colhemos” nunca foi tão válido em São Gotardo. No último domingo (15/09), um grupo de manifestantes realizaram um protesto pelas ruas de nossa cidade contra a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O pequeno grupo, mas muito atuante e presente, fez valer os gritos de protesto cantados durante a manifestação e enfrentando o forte sol que fazia, representaram toda a população São-Gotardense que não esteve presente e que sofre com o descaso da COPASA em nossa cidade. Após a manifestação, centenas de pessoas se manifestaram a favor do movimento “FORA COPASA” e uma nova manifestação está sendo marcada para o dia 01 de Outubro. Único meio de comunicação e imprensa presente na manifestação, o Portal SG AGORA acompanhou os manifestantes durante todo o protesto, que ocorreu de maneira pacífica.

Responsável por cuidar e abastecer com água toda a população da cidade de São Gotardo e também de seus distritos desde o ano de 2006 (último acordo de parceria firmado entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de São Gotardo), os serviços prestados pela COPASA em nossa cidade sempre geraram críticas e reclamações. Criado no ano de 2014, o Portal SG AGORA recebe constantemente denúncias por parte da população São-Gotardense sobre a COPASA. Entre as denúncias mais aclamadas estão a constante falta de abastecimento de água em bairros da cidade, a demora na realização de obras no perímetro urbano e rural e a qualidade do material que é usado pela Companhia em suas obras, além de claro a qualidade da água que chega até as residências do município de São Gotardo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

IMG_3772Para piorar a situação, a partir do dia 01 de Novembro de 2019, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais passará a cobrar mais caro suas tarifas de serviços oferecidos em São Gotardo, devido a cobrança da taxa de tratamento de esgoto. As contas deverão aumentar em torno de 50% o valor que é pago atualmente por todos os São-Gotardenses. De acordo com  a carta enviada pela COPASA para toda a população juntamente com a conta do mês de Setembro, o serviço passará a ser cobrado devido a término da obra do Centro de Tratamento de Efluentes, a qual deveria ter sido terminado pela Companhia no ano de 2012. A obra esteve abandonada até o ano de 2018, mas foi retomada em 2019 e agora passará a tratar de todo o esgoto do município de São Gotardo. Antes do término da obra, todo o esgoto de São Gotardo era descarregado no Córrego Confusão.

Revoltados com toda a situação, um grupo de amigos e de pessoas que sofrem constantemente com os serviços duvidosos oferecidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais, decidiu realizar a manifestação ocorrida no último domingo (15). O grupo pequeno mas que “sofre na pele” com a constante falta de água em suas residências, saiu em representatividade à toda a população, que acordou e apoio os manifestantes após a manifestação. Os políticos de nossa cidade também resolveram manifestar seu apoio a população na luta contra a COPASA após o corajoso grupo sair pelas ruas São-Gotardenses gritando com seus pulmões cheios “FORA COPASA”. É preciso ressaltar que alguns políticos de nossa cidade até chegaram a passar próximos a manifestação, mas por motivos não explicados, preferiram não se juntarem ao grupo de manifestantes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

IMG_3755Sempre defendendo a população São-Gotardense, a equipe de reportagens do Portal SG AGORA esteve presente durante toda a manifestação e pôde registrar o apoio das pessoas aos manifestantes. Muitos veículos e pessoas que passavam pelas ruas da cidade se juntaram ao grupo que seguiu até a sede da COPASA em São Gotardo, onde pararam o trânsito e chamaram a atenção de toda a população contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais. O resultado da manifestação não poderia ser melhor e um novo encontro já está marcado para o dia 01 de Outubro a partir das 13:00 horas. Mesmo sabendo que muitos estarão trabalhando, a ideia dos manifestantes é realizar um protesto com a sede da COPASA em horário de funcionamento em nossa cidade. Sofrendo também com a qualidade dos serviços prestados pela Companhia, veículos estarão disponíveis para os moradores do distrito de Guarda dos Ferreiros, que desejarem participar da nova manifestação.

O Portal SG AGORA mais uma vez estará presente na manifestação e desde já convoca toda a população de São Gotardo e também dos distrito de nosso município para participarem de mais um encontro em favor dos direitos de todos os São-Gotardenses. Reforçamos que não queremos de maneira alguma denigrir ou prejudicar a imagem da Companhia de Saneamento de Minas Gerais e sim exigir que a mesma trate todos os São-Gotardenses com dignidade e levando uma água de qualidade para todas as residências de nossa cidade, direito de todos os seres humanos!! Estamos de olho.

Confira o vídeo da manifestação:

 

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Vídeo: Reprodução/Facebook/Portal SG AGORA

Tags

Um comentário em “Semente plantada: Grupo realiza manifestação contra a COPASA em São Gotardo e mobiliza população”

  1. Nichson Thyalles disse:

    Parabéns pela reportagem muito boa obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...