Com participação em massa da colônia Japonesa, Festival IHARA da Cultura Japonesa é realizado em São Gotardo

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

IMG_4178Neste último sábado (18/08), São Gotardo recebeu pela primeira vez o Festival IHARA de Cultura Japonesa. O evento voltado para a cultura e tradição oriental, foi realizado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da IHARA, apoio da Prefeitura de São Gotardo através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo e realização da Marolo Produções através do Ministério da Cultura e Governo Federal( CONFIRA AS FOTOS DO FESTIVAL NO FINAL DA REPORTAGEM). O público presente no festival aprovou a iniciativa e realização do mesmo em São Gotardo, aproveitando todas as atrações oferecidas pelos organizadores do evento.

Há 110 anos, o navio Kasato Maru desembarcou no Brasil com a primeira geração daqueles que se tornariam os imigrantes japoneses. De lá para cá, a população de descendentes de japoneses no Brasil cresceu, chegando a mais de um milhão de pessoas e tornando-se a maior comunidade japonesa fora do Japão. Os imigrantes contribuíram, e muito, para o desenvolvimento do Brasil, principalmente na agricultura, que é o motor econômico brasileiro. Justamente por isso, a IHARA, empresa especializada em tecnologias de proteção ao cultivo e que tem a cultura japonesa em seu DNA, abraçou o projeto do festival.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

IMG_7361Em São Gotardo, o Festival IHARA de Cultura Japonesa trouxe em sua programação apresentações musicais e de dança da cultura japonesa, oficina de Origami, exposição de Haikai (estilo de poesia japonesa), de autoria do escritor e poeta Jordano Souza e a reprodução de um dos principais e mais tradicionais rituais da cultura japonesa: a cerimônia do chá. O evento contou também com praça de alimentação formada por Food Trucks, simbolizando a acolhida brasileira aos imigrantes japoneses. Sucesso sempre que vem na cidade, os “trucks” com comidas artesanais, ofereceram opções de hambúrguer gourmet, porções de carne e churrasco, churros gourmet e chopp artesanal.

Uma das atrações mais aguardadas do festival, o grupo Aozora Daiko, da Associação Nipo Brasileira de Bragança Paulista, SP, emocionou e agitou o público presente na Praça São Sebastião com sua apresentação de Taikô. Além do grupo de tambores japoneses, a bela apresentação de dança do grupo Odori Sumire (Associação Mineira de Cultura Nipo Brasileira, de Belo Horizonte, MG), trouxe a delicadeza e a magia da cultura das mulheres japonesas. O Portal SG AGORA esteve presente no Festival IHARA da Cultura Japonesa e agradece o convite feito pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de nossa cidade para cobrir um evento tão importante para a cultura de São Gotardo.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Âncora

Confira as fotos do Festival IHARA de Cultura Japonesa em São Gotardo:

 

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte e trechos da Reportagem: Marolo Produções/Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de São Gotardo / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

Um comentário em “Com participação em massa da colônia Japonesa, Festival IHARA da Cultura Japonesa é realizado em São Gotardo”

  1. Foi um espetáculo!! O jovens dos tambores um show a parte!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Na sua opinião, qual dos problemas abaixo, o novo presidente do Brasil terá mais trabalho para resolver?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...