Bisneta de primeiro morador de Guarda dos Ferreiros escreve livro contando a história sobre o início do Distrito

Foto: Portal SG AGORA
Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira (09/12) em Guarda dos Ferreiros, o Portal SG AGORA teve o prazer e o privilégio em conversar, com uma figura que faz parte do Distrito e tem muito orgulho de ali morar. Dona Maria Antônia, 69 anos, dona de casa, mãe, avó e agora escritora, recebeu nosso repórter Diego Oliveira e falou sobre o livro que ela lançará no dia 13 de Dezembro contando a história de Guarda dos Ferreiros. As 150 edições disponíveis, levarão aos Leitores uma verdadeira viagem no tempo do Distrito que teve sua história iniciada em 1790.

No livro escrito por Dona Maria Antônia de Rezende, o início do Distrito foi contado através de histórias e registros de datas dos principais acontecimentos e construções patrimoniais de Guarda dos Ferreiros. A Senhora de 69 anos, pesquisou e foi atrás dos principais registros de Guarda dos Ferreiros e através de fotos e histórias, traz uma verdadeira viagem no tempo. No livro, D. Maria Antônia abriu seu arquivo confidencial e contou a história de seu bisavô, o primeiro morador de Guarda dos Ferreiros. O homem que era descendente Alemão, cozinheiro e se transformou em Ferreiro após se instalar em definitivo no povoado que se chamava até então “Arraial das Corujas”, viveu por 45 anos em Guarda dos Ferreiros até se mudar e vender sua terra para o segundo morador do Povoado, este que após, o transformou em Distrito. Sua chegada no até então ponto de tropeiros e garimpeiros foi no ano de 1874.

D. Maria Antônia
Senhora é bisneta do primeiro morador de Guarda dos Ferreiros/Foto: Portal SG AGORA

As histórias sobre os dois nomes do Distrito ao longo de seus 225 anos também foram contadas no livro de D. Maria Antônia. Em seu início, o pequeno arraial que era ponto de parada para tropeiros e garimpeiros de D. Pedro I, foi batizado como Arraial das Corujas. O nome, uma homenagem as centenas de corujas que pousavam nos tocos e cupins do pasto do povoado. O nome Guarda dos Ferreiros, veio em homenagem a duas figuras importantes do início do Distrito. O nome “Guarda”, veio em razão de um posto policial montando por D. Pedro I para proteger suas pedras preciosas que eram garimpadas na região. O nome “Ferreiros” por sua vez, foi uma merecida e justa homenagem ao primeiro morador de Guarda dos Ferreiros, o Bisavô de Dona Maria Antônia.

No final da entrevista, Dona Maria Antônia aproveitou e comentou sobre o desejo de ver Guarda dos Ferreiros emancipada para que a população do Distrito possa ter uma vida mais digna. A Senhora que reside em Guarda dos Ferreiros, mas que já viajou para os Estados Unidos e conheceu uma cultura completamente diferente, disse não abrir mão da vida tranquila de Guarda dos Ferreiros. Mesmo com um aumento da criminalidade no Distrito ao longo dos anos de sua história, a Senhora de 69 anos que faz parte da história de Guarda e tem muito orgulho de fazer parte desta não desanima de ali morar e ainda sonha com uma Guarda dos Ferreiros emancipada e tomando suas próprias decisões.

O Lançamento do Livro acontecerá na Creche Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros no dia 13 de Dezembro a partir das 09:00 horas da manhã. Toda a população e imprensa estão convidados a comparecer no lançamento da “Verdadeira História de Guarda dos Ferreiros”.

D. Maria Antônia
D. Maria Antônia pediu a emancipação de Guarda dos Ferreiros/Foto: Portal SG AGORA
Compartilhe:

3 Comentários “Bisneta de primeiro morador de Guarda dos Ferreiros escreve livro contando a história sobre o início do Distrito”

  1. julio cesar de oliveira disse:

    boa tarde gostaria de comprar um exemplar desse livro pois nasci ai .e moro em divinopolis mg .
    att julio cesar de oliveira 37999343629

  2. Joao salvador da sila disse:

    Gostaria de adquirir exemplar dessa obra, pois meu pai,Sr Sebastião Inês Leopoldino da Silva, foi morador nessa região, até meados de do ano 1950, tinha uma pequena fazenda em São Gotardo

  3. João Salvador da Silva disse:

    Olá. Já postei o meu interesse em adquirir exemplar de obra literária. Meu pai Sr.Sebastião Inez Leopoldino da Silva, era carreiro, ele e seus pais,Emirena Leopoldina e Antonio Inez, Seus Irmão José Inez, Mariano Inez,Santana, viveram nessa região nos anos 1910.Eu particularmente, embora tendo nascido na propriedade da familia chamada de mata de Sao Gotardo, em 1950 saimos para morar em Araxa-mg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial