Boato sobre suspeita de coronavírus é espalhado em São Gotardo. Secretaria Municipal de Saúde nega a suspeita

Foto Capa: Arquivo/Portal SG AGORA

Desde o inicio desta semana, está circulando nos grupos de whatsapp de São Gotardo e Região, a informação sobre uma pessoa estar sob suspeita de coronavírus em nossa cidade. O boato ganhou força nesta quarta-feira (04/03) e a suspeita foi desmentida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo, através da Chefe da Secretaria, Leandra de Fátima da Silva Costa, em nota exclusiva ao Portal SG AGORA. Nosso Portal também conversou com a possível paciente que estaria em caso suspeita do vírus, a qual detalhou como o boato se espalhou.

De acordo com a nota enviada ao Portal SG AGORA, não existe nenhum caso suspeito sobre o coronavírus em toda a região do Alto Paranaíba. Em Araxá, um paciente de 37 anos o qual teve contato com uma pessoa que esteve na Itália e apresentou sintomas característicos da doença, foi confirmado como caso suspeito do vírus em investigação, pela Secretaria Municipal de Araxá na última sexta-feira (28). O caso porem, não consta no boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e ainda não teve a confirmação do Ministério da Saúde.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Em conversa com a mulher que estaria sob suspeita do coronavírus em São Gotardo, ela contou que realizou uma viagem para a Europa entre os dias 12 e 27 de Fevereiro de 2020. A Itália, um dos locais onde o coronavírus surgiu com destaque internacional ao lado da China, foi um dos países o qual a mulher que não quis se identificar esteve durante sua viagem. Ela contou porem, que o vírus só foi divulgado de maneira maciça pela imprensa mundial, dois dias após ela ter visitado o país italiano. Em toda a Europa, ela encontrou cidades vazias, diferente do normal em outras épocas de férias europeias.

Sobre o boato espalhado de que a mulher estaria sob suspeita da doença, ela contou que tudo começou após a mesma apresentar sinais de gripe nos últimos dois dias. Apesar do resfriado, ela não apresentou os demais sintomas do vírus como febre e intensas dificuldades para respirar. De qualquer forma, a mulher disse que ficará em casa durante os próximos 20 dias e que caso outros sintomas do COVID-19 apareçam, ela irá procurar uma unidade médica imediatamente para realizar o teste que detecta o vírus.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Coronavírus COVID-19

O coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos. A melhor forma de se prevenir do vírus é lavar bastante as mãos e evitar locais de grandes aglomerações. No Brasil, 03 casos do vírus foram confirmados pela Secretaria de Saúde, com mais de 531 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo 01 aguardando a contraprova.

.

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Apuração Portal SG AGORA/Secretaria Municipal de Saúde de São Gotardo/Portal G1 / Foto Capa: Arquivo/Portal SG AGORA

Tags

0 Comentários “Boato sobre suspeita de coronavírus é espalhado em São Gotardo. Secretaria Municipal de Saúde nega a suspeita”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...