Candidato do Enem que não transcreveu frase no cartão resposta terá prova corrigida, diz Inep

Foto Capa: G1.com
Foto Capa: G1.com

A prova dos participantes que se esqueceram de transcrever a frase do Caderno de Questões para a o Cartão-Resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será corrigida. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quinta-feira (9).

O Inep informou que esta foi uma decisão interna do instituto que só foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem – a prova personalizada, a partir de 2017; e a coleta do dado biométrico, desde 2016 – podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase.

“Pode prescindir, por essa razão, a função da transcrição da frase, excepcionalmente em caso de esquecimento por parte do participante, de forma a impedir que outra pessoa faça a prova no lugar de um inscrito. A frase permitia a verificação grafológica, com o objetivo de checar se o autor da redação era realmente a pessoa inscrita. Com o dado biométrico, a Polícia Federal pode checar todas as digitais. Já a prova personalizada impede a troca de Cadernos de Questões”, diz o texto.

Entretanto, o Inep deixa claro que é necessário transcrever a frase na segunda etapa de aplicação, deste domingo (12).

“A decisão pela correção dos participantes que se esqueceram da transcrição é uma decisão extraordinária. Tal medida, em caráter excepcional, visa evitar qualquer tipo de prejuízo ao participante que, por esquecimento, deixou de transcrever a frase”, afirma o Instituto.

Reportagem original: https://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/prova-do-enem-de-quem-esqueceu-de-transcrever-frase-no-cartao-resposta-sera-corrigida.ghtml

Tags

0 Comentários “Candidato do Enem que não transcreveu frase no cartão resposta terá prova corrigida, diz Inep”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *