Cinco anos depois: COPASA “inaugura” Estação de Tratamento de Esgoto em São Gotardo

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma notícia cômica e ao mesmo tempo trágica! Nesta última quinta-feira (24/06), foi “inaugurada” a Estação de Tratamento de Esgoto de São Gotardo (ETE). A obra que tinha prazo limite para ser entregue no ano de 2016, só foi finalizada cinco anos depois. E com uma triste ressalva, mesmo com o atraso, somente 60% do esgoto de todo o município de São Gotardo será tratado inicialmente na ETE, sendo 20% no Distrito de Guarda dos Ferreiros e 40% na cidade de São Gotardo.

Autoridades da Prefeitura e COPASA estiveram presentes na solenidade (Foto: SG AGORA)

A solenidade foi realizada com a presença do Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), Carlos Eduardo Tavares de Castro, a Prefeita Municipal de São Gotardo, Denise Abadia Oliveira, o Promotor de Justiça de São Gotardo, Dr. José Geraldo, o Juiz do Fórum de São Gotardo, Dr. Miller Freire Carvalho e demais convidados. Através de uma nota de repúdio divulgada em suas redes oficiais, nenhum vereador de São Gotardo compareceu ao evento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em seu discurso, a Prefeita de São Gotardo, Denise Abadia Oliveira, lembrou de suas memórias relacionadas ao Córrego Confusão, com a esperança que agora finalmente o rio terá seu esgoto tratado. A Prefeita também agradeceu a COPASA pela entrega da obra. O Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Carlos Eduardo, em poucas palavras, pediu desculpas pelo atraso da obra, mas confiante, garantiu que em breve toda cidade terá serviços bem prestados e de qualidade.

Obra foi entregue após mais de cinco anos de atraso (Foto: SG AGORA)

Apesar dos discursos esperançosos, a realidade de São Gotardo é bem diferente, principalmente no que se refere a Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Há pelo menos uma década, a cidade sofre com diversos problemas relacionados a COPASA como a constante falta de abastecimento de água em bairros, qualidade duvidosa da água que chega até as residências das pessoas, acabamento de pouca qualidade em obras desenvolvidas pela Companhia, além claro, do alto valor cobrado na conta de água mensalmente de todos os São-Gotardenses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, mesmo com inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, somente 60% de todo o esgoto do município de São Gotardo incluindo o Distrito de Guarda dos Ferreiros (20% destes 60%) será tratado, ou seja,  a obra foi inaugurada em partes, com seis anos de atraso. O esgoto a céu aberto no Córrego Confusão, principalmente na parte que corta boa parte da cidade, também continua apresentando mau cheiro muito forte e prejudicando moradores e empresas ao seu redor.

Inicialmente, somente 60% do esgoto de São Gotardo será tratado (Foto: SG AGORA)

Para solucionar todos estes problemas citados, cerca de 10 milhões de reais deverão ser investidos em obras ainda em 2021 pela COPASA em São Gotardo, conforme informou o Presidente da Companhia. Muito pouco em vista de tudo que precisa ser feito. O Portal SG AGORA continuará cobrando melhorias para nossa cidade, pois todos os cidadãos tem direito a uma água limpa e bem tratada em suas residências. Salientamos que a cobrança não é para os funcionários da Companhia, que somente estão desempenhando seu trabalho, mas sim com as autoridades de nossa cidade e COPASA!

ESTAMOS DE OLHO!!

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira as fotos da solenidade de inauguração da ETE em São Gotardo:
.

.

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

0 Comentários “Cinco anos depois: COPASA “inaugura” Estação de Tratamento de Esgoto em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...