COLUNISTA: Com a chegada do frio, risco de infarto e AVC aumentam, entenda por que

É comum no inverno nos preocuparmos mais com as doenças respiratórias que tem um grande aumento nessa época do ano, mas as baixas temperaturas trazem outra preocupação: infartos e AVC que nessa época do ano tem um aumento de cerca de 30% (infartos) e 20% (AVC).

Uma explicação é que quando se sente frio o organismo libera substâncias que contraem as artérias para reter mais calor e ajudar o resto do corpo a enfrentar as baixas temperaturas. Em contrapartida, esse mesmo mecanismo aumenta a espessura dos vasos sanguíneos. Isso dificulta a circulação e aumenta consideravelmente o esforço que o coração precisa fazer para bombear sangue.

Alguns fatores externos também colaboram com este aumento da incidência de infarto no inverno. Um deles é diminuição na atividade física durante este período do ano. Além do consumo de gorduras saturadas e comidas calóricas que é maior, descompensando os níveis de colesterol.

Uma recomendação é sempre cuidar dos níveis de colesterol, controlar a ingestão de alimentos ricos em gordura e prestar atenção no seu corpo, se ele der algum sinal como dor no peito, falta de ar, confusão mental, dor de cabeça súbita e sem motivos o mais recomendado é procurar atendimento médico.

O atendimento de urgência em casos de infarto e AVC tem relação direta com a recuperação do paciente.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

Studio-Stetica-3 (1)

Tags

0 Comentários “COLUNISTA: Com a chegada do frio, risco de infarto e AVC aumentam, entenda por que”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...