Colunista: O que o futuro reserva para você no mercado de trabalho

Foto Capa: Arquivo Pessoal/Juliano Lopes

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eu não sei o que o futuro reserva para você no mercado de trabalho, só por esse começo, talvez você até pare de ler o artigo, mas se eu fosse você, eu continuaria lendo até o final. Vivemos a era da incerteza, em um momento que estamos chamando de economia digital, e se você estiver estudando, lamento lhe informar, provavelmente a sua faculdade e o que você está estudando lhe servirá pouco ou quase nada em um futuro próximo, mas se você parar de estudar, pode ser ainda pior.

Estamos vivendo a era da 4° revolução industrial, e com a evolução da robotização, inteligência artificial e internet das coisas, mais da metade dos empregos do mundo devem desaparecer nos próximos dez anos, mas calma, isso não significa que o emprego vai acabar, podemos sim ter uma grande redução, principalmente trabalhos manuais que podem ser robotizados, mas provavelmente, os empregos serão diferentes, e eu lamento mais uma vez lhe informar, eu não tenho ideia quais serão os empregos que existirão daqui 10 anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A estimativa é que em 2045, teremos uma população estimada de 9 bilhões de habitantes, sendo que atualmente estamos com aproximadamente 7 bilhões, é um crescimento de quase 30% da população mundial, serão mais pessoas comendo, consumindo, produzindo e também destruindo nosso planeta. Já estamos começamos a era de veículos voadores, em Dubai, foi inaugurado recentemente táxis através de drones, fora os veículos autônomos, não sendo mais necessário motoristas, as moedas podem acabar a qualquer momento, estamos falando em moedas virtuais como o Bitcoin, e como estamos nos preparando para isso?

A maior competência para o trabalhador do futuro será a flexibilidade e principalmente a adaptabilidade, o ser humano cada vez mais precisará ser adaptável as mudanças constantes e rápidas que devem acontecer nos próximos anos, atualmente, qualquer rotina que muda na nossa vida, em nosso trabalho, é um grande motivo para reclamações, se está difícil para você, imagine para quem nasceu na década passada ou nessa década e que nem sabe o que é vídeo cassete e talvez nem saiba o que é o DVD, pois estamos vivendo a também era NETFLIX.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesse futuro de incertezas, mais ainda temos quando olhamos para a situação política e econômica que vivemos, imaginem sermos governados por esses políticos corruptos e arcaicos em uma era de extrema e constante evolução, provavelmente, ficaremos a uma distância colossal dos países desenvolvidos, é muito importante que o brasileiro tenha consciência política e econômica para que possamos renovar e voltar a sonhar com um Brasil sendo protagonista no futuro.

Juliano Lopes é consultor de empresas, palestrante, professor universitário e empreendedor, formado em Administração de Empresas e especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, sócio e diretor da Alcer Consultoria. Morou na Europa quase um ano, onde passou por vários países e teve a oportunidade de comparar países desenvolvidos com o nosso Brasil. Liberal convicto, que acredita que ninguém melhor que o cidadão para fazer suas próprias escolhas, sem interferência do estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

.

Reportagem: Colunista/Juliano Lopes / Foto Capa: Arquivo Pessoal/Juliano Lopes

Tags

0 Comentários “Colunista: O que o futuro reserva para você no mercado de trabalho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...