Colunista: Sente dores no joelho que pioram quando você corre ou caminha? Cuidado! Isso pode ser sinal da condromalácia patelar

condromalacia

Você sente dores nos joelhos, como agulhadas e pressões, quando vai correr? Cuidado! Isso pode ser sinal da condromalácia patelar, também conhecida como joelho de corredor. O problema é incômodo, mas, com tratamento adequado, tem resultados bastante satisfatórios.

O joelho é formado por ossos, ligamentos, cartilagem, menisco, músculos e tendões e é responsável pelos movimentos de flexão, extensão, rotação medial e lateral. Sendo o seu principal papel gerar estabilidade.

A condromalácia patelar inicialmente é caracterizada pela perda de líquido da patela, a cartilagem da região do joelho se danifica, causando fissuras e se não tratada, a cartilagem pode ficar inteiramente desgastada, causando fortes dores.

Para passar longe do problema, é preciso ficar atenta para não sobrecarregar os joelhos (principalmente com exercícios de flexão de perna como o agachamento), usar um tênis com amortecimento e não se esquecer de sempre alongar antes de caminhar ou correr.

Existem diversas formas de tratamento, como a terapia manual e os alongamentos, principalmente na parte posterior das coxas, exercícios específicos de fortalecimento e treinos para estabilização. Se o caso for mais grave, é necessário fazer infiltrações no joelho, que ajudam a melhorar a condição da cartilagem.

Outros esportes também são indicados para potencializar o tratamento como bicicleta e natação. E além das técnicas tradicionais o pilates tem apresentado resultado bastante satisfatório na recuperação da funcionalidade da articulação do joelho.

Conhecido como uma técnica de baixo impacto para as articulações, o método pilates quando bem aplicado contribui muito para a melhora da condromalácia patelar. Procure já um fisioterapeuta e saiba mais.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

 Studio-Stetica-3 (1)

Tags

0 Comentários “Colunista: Sente dores no joelho que pioram quando você corre ou caminha? Cuidado! Isso pode ser sinal da condromalácia patelar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...