Como o pilates pode ajudar no tratamento da escoliose?

scoliosis-482b7e-h900

Escoliose é o desvio da coluna vertebral que pode se manifestar com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. As causas são variadas e evoluem em diversos graus.

A doença é motivo de dores fortes nas costas e região lombar. Quem trabalha em frente ao computador, fica horas no trânsito ou carrega muito peso na bolsa tem mais chances de desenvolver e agravar a escoliose. Mas a mudança de hábitos e os exercícios físicos podem ajudar a amenizar esse problema. O pilates oferece fortalecimento, alongamento e equilíbrio corporal, proporcionamdo melhor alinhamento vertebral, reduzindo as tensões musculares e compressões discais devido a maior flexibilidade adquirida pelo corpo.

O paciente não pode sentir mais dor após o pilates. O objetivo é trazer-lhe conforto! Portanto o ideal é fazer uma avaliação com especialista (ortopedista e fisioterapeuta), exames adicionais de imagem, como uma ressonância magnética ou radiografia para que possa identificar o grau da lesão e fatores adicionais como osteoporose.

Os estúdios de pilates contam com aulas experimentais que são ideais para o aluno conhecer o método e para que o fisioterapeuta possa avaliá-lo a fim de proporcionar o melhor atendimento.

Se  você sente dores frequentes nas costas, percebe que esta andando ‘desalinhado’ ou percebe que tem um obro mais ‘alto’ do que o outro, procure um ortopedista e discuta com ele sobre o pilates e os benefícios que essas técnicas podem trazer em casos assim.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

 Studio-Stetica-3 (1)

Tags

0 Comentários “Como o pilates pode ajudar no tratamento da escoliose?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...