Conheça Alysson Paolinelli: O homem que reinvetou a agricultura no Brasil

sg agora
Agricultura de baixo carbono - Fazenda do ex ministro Dr. Allyson Paolinelli em Baldim (MG) próximo a Serra do Cipó

Um homem simples, com mais de 40 anos de experiência e que reinventou o mercado do agronegócio de todo nosso país no início dos anos 70. Assim começamos esta reportagem para falar de um dos homens mais importantes da agricultura brasileira: Alysson Paolinelli.

Mineiro de Bambuí, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, formado pela Universidade Federal de Lavras (MG), se especializou nos estudos sobre o potencial da região do Cerrado para a produção agrícola. Com isto, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pelo desenvolvimento do Proálcool. Foi secretário da Agricultura por três vezes em Minas Gerais e, há mais de 40 anos, vem usando a ciência e inovação para fomentar a agronomia de todo nosso país.

Allyson Paolinelli começou a prestar serviços para o homem do campo quando se tornou Ministro da Agricultura no ano de 1974. Desafiando todos os especialistas do campo no final dos anos 60, o engenheiro criou a Embrapa e mudou o cenário do Brasil que, de importador, passou a ser um dos exportadores mais importantes do mundo. Alysson foi o grande responsável por esta mudança e ficou no cargo de Ministro até o ano de 1979.

Hoje, o ex-Ministro da Agricultura, dedica-se a divulgar a tecnologia tropical gerada pelo Brasil, “uma das marcas da excelência da pesquisa agrícola brasileira”, segundo ele. Além disso, ele busca aprimorar, na sua própria fazenda, a integração lavoura-pecuária. Paolinelli é presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho e foi fundamental para perceber o potencial do Cerrado para tornar o Brasil um dos maiores celeiros de grãos do mundo.

Alysson Paolinelli chega agora em São Gotardo para dedicar-se ao campo de nossa região e passar seus conhecimentos para os produtores rurais de nossa cidade. Atualmente, Paolinelli integra o conselho administrativo da empresa Verde Fertilizantes, contribuindo com toda sua experiência para o desenvolvimento dos produtos da companhia, que alia tecnologia e sustentabilidade.

Em breve você poderá conferir uma entrevista exclusiva com o ex-Ministro, Alysson Paolinelli, aqui no Portal SG AGORA. Enquanto isso conheçam um pouco mais sobre este mineiro simples e humilde que faz história na agricultura brasileira.

Conheça mais um pouco sobre Alysson Paolinelli, “o pai da agricultura Brasileira”:

 

SG AGORA/PUBLICIDADE

10 Comentários “Conheça Alysson Paolinelli: O homem que reinvetou a agricultura no Brasil”

  1. Esse é o homem que descobriu e ‘inventou’ o SERRADO no oeste de Minas, com resultados surpreendentes até os dias atuais.

    • Ana Dell disse:

      CERRADO é um bioma muito importante que tem que ser preservado. O aquífero Guarani é nutrido por ele. Logo, as atividades agrícolas têm que ser muito bem estruturadas. Conforme dito abaixo por Fernando Silva.

  2. Tania simoes correia disse:

    Quem te conhece sabe o quanto você fez e ainda faz. Parabéns

  3. Antonio Carlos Ferreira disse:

    Alysson Paulinelli, é o grande nome que fez uma revolução da agricultura aqui e no mundo, a humanidade deve a este homem. è o meu premio Nobel!!! tem que ser lembrado na academia.

  4. Agrofloresta é a resposta para o futuro da agronomia sustentavel atingindo todas as areas da sociedade.

  5. João Mata disse:

    Grande Paolinelli! Eterno Ministro da Agricultura.Deus lhe pague!

  6. Carlos Atila disse:

    Paolinelli foi sério, honesto e competente, com certeza. Mas só pode
    fazer o que fez graças ao regime
    militarce e ao General Geisel que governavam o Brasil com patrootismo e honestidade. Se gossem os
    Políticos de hoje, Paolinelli sequer
    teria sido ministro.

    • Geraldo Gallo disse:

      Não seja simplista Carlos Atila. Paolinelli foi ministro no governo militar porque era esse que havia, não tem nada a ver com honestidade dos militares. Nenhum grande país do mundo passou por governo militar para atingir a excelência, o papel dos militares não é esse. Paolinelli foi ministro porque era competente e arrojado poderia ter sido ministro em qualquer governo e teria feito o que fez.

      • luiz carlos leite ramos disse:

        Concordo, mas a competência para se transformar em ação e essa em riqueza, sequer firmeza de propósito, o que nem de longe temos hoje.
        Nem pensar em militares, mas que as condições eram favoráveis lá isso era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 0 a 5, qual sua nota para as primeiras medidas tomadas por Jair Bolsonaro para o Brasil em 2019

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...