Covid-19: UFU disponibiliza freezers para armazenamento de vacinas em Minas Gerais

Foto Capa: Reprodução/TV Integração

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) disponibilizou três ultra freezers para que cidades mineiras possam armazenar doses de vacinas para a Covid-19. O anúncio foi feito pelo reitor da instituição, Valder Steffen Júnior.

De acordo com o gestor, cada equipamento do Laboratório de Imunologia, no campus Umuarama, em Uberlândia, tem capacidade para armazenar 40 mil doses de vacinas.

“No momento, nós já temos o espaço reservado para 120 mil doses, mas isso pode ser ampliado para mais do que isso. Por exemplo, um dos nossos super freezers tem capacidade de armazenamento de até menos 150 graus centígrados, portanto, atenderia qualquer tipo de vacina disponível”, afirmou o reitor.

Ainda segundo Steffen, os equipamentos já estão disponíveis para as prefeituras que quiserem armazenar os produtos, assim que forem liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Desde já estão disponibilizados para as prefeituras e para o governo de Minas Gerais. A UFU coloca a sua estrutura à disposição para evitar gastos adicionais”, acrescentou.

Armazenamento

Todas as vacinas desenvolvidas precisam de ambientes controlados para conservação. No entanto, a desenvolvida pela Pfizer em parceria com a Biontech, necessita de freezers mais potentes e que garantam temperaturas muito baixas.

“Esses freezers aqui vão até menos 80 graus. Geralmente, a temperatura de armazenamento para este tipo de material é por volta de menos 70 graus. Essa vacina é baseada em RNA mensageiro. São ácidos nucléicos extremamente delicados, que são sintetizados e a partir da síntese do envase, precisam ser armazenados em temperaturas ultra baixas”, disse o professor Tiago Mineo. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

.

Reportagem: Fábio Melo/MG2 / Link Original: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2020/12/21/covid-19-ufu-disponibiliza-freezers-para-armazenamento-de-vacinas.ghtml / Foto Capa: Reprodução/TV Integração

Tags

0 Comentários “Covid-19: UFU disponibiliza freezers para armazenamento de vacinas em Minas Gerais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...