Dez fatos sobre depressão que você precisa saber

Foto Capa: Reprodução/Google Imagens
Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

O programa “Bem Estar” da Rede Globo Minas exibiu nos últimos dias, várias reportagens sobre depressão. Tão oculto quanto a dor que é sentida pelas pessoas que enfrentam tal doença, o assunto foi abordado pelo programa, que mostrou dez fatos sobre a depressão que as pessoas precisam saber. Confira abaixo:

1 – Depressão atinge pessoas de diversas idades

Depressão não tem idade. Situações de estresse e acontecimentos traumáticos podem modificar os genes e colaborar para desencadear a doença. Quando há uma diminuição da serotonina, um neurotransmissor essencial na comunicação entre os neurônios, e que ajuda a produzir sensações de bem estar, toda a transmissão de impulsos elétricos fica prejudicada e com o tempo começam a aparecer reações em cadeia.

2 – Mulheres têm mais depressão do que os homens

São duas mulheres para cada homem, mostra pesquisa. A resposta para essa diferença está nas oscilações hormonais, que são típicas da mulher e acontecem em várias fases da vida. Pelo menos uma em cada dez mulheres tem depressão durante a gravidez ou logo depois do parto.

3 – Falta de memória e de concentração podem ser sintomas da doença

Outros sintomas da depressão são: a perda de prazer, irritabilidade, distúrbio de sono, cansaço, falta de vontade de fazer as coisas, choro fácil ou apatia. Eles podem mudar de acordo com a idade.

4 – Sinais da depressão são diferentes nos idosos

Eles podem não relatar tristeza, desânimo, mas podem apresentar ansiedade, queixas físicas, pessimismo. É preciso atenção com os sinais nos idosos! A depressão também pode piorar o controle da diabetes e hipertensão. Ficar solitário é realmente um gatilho para a depressão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

5 – Sintomas na infância e na adolescência são os mais variados

Crianças e adolescentes podem apresentar irritabilidade, agitação, que pode ser confundido com transtorno de hiperatividade, por exemplo. Ter medo de dormir sozinho, não querer ir para escola, ter piora no rendimento escolar, dores de cabeça, abdominais, estão entre os sinais da doença.

6 – Medicamentos agem de forma diferente em cada pessoa

Os medicamentos combatem o desequilíbrio químico no cérebro restabelecendo a produção de serotonina. Como agem de forma diferente em cada pessoa, é comum ter que trocar o remédio e ajustar as doses. É fundamental seguir a orientação do médico e fazer o tratamento até o fim.

7 – Dormir mal pode aumentar o risco de ter depressão

Segundo os médicos, 75% das pessoas que tem algum sintoma depressivo também se queixam de problemas para iniciar ou manter o sono. A pessoa que não chega em fases de sono importantes, deixa de liberar hormônios como o GH (hormônio do crescimento) e a melatonina. Por melhorar o sono, a melatonina influencia na desaceleração do envelhecimento, na capacidade cognitiva e na manutenção da memória. Saiba mais sobre a relação entre sono e depressão.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

8 – Alguns alimentos combatem os sintomas

Alimentos como guaraná e chá verde podem ajudar a combater alguns sintomas da depressão, mas não substituem os remédios.

9 – Depressão pode causar dores no corpo

Alguns estudos mostram que a depressão está associada à inflamação do cérebro, que pode ir para o sangue causando uma série de dores e riscos de doenças. Cientistas buscam maneiras de diminuir essa inflamação. A atividade física auxilia no tratamento.

10 – Depressão não é frescura!

É importante saber que a pessoa que está próxima de alguém com depressão não pode acelerar o processo de melhora dela, mas pode piorar com atitudes e frases mal colocadas, como por exemplo: “Reaja!”, “Faça um esforço”, “Só depende de você”, “Vai fazer ginástica que passa”. Em vez de julgar a pessoas, acolha respeitando a situação. Veja a mensagem final da série.

 

Reportagem e Link Original: http://especiais.g1.globo.com/bemestar/2018/dez-fatos-sobre-depressao-que-voce-precisa-saber/ / Foto Capa: Reprodução/Google Imagens

Tags

0 Comentários “Dez fatos sobre depressão que você precisa saber”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De todos os shows da Fenacen 2019, qual atração você mais gostou?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...