Especial: Você tem a postura correta?

coluna

A Estudante de Fisioterapia Ana Carolina nos ensina a maneira correta de comportar nossa coluna.

Se você observar bem, a maioria das pessoas que você conhece  possuem desvios de postura que interferem de forma negativa no seu trabalho e no seu dia-a-dia. A boa postura gera um equilíbrio muscular que protege as estruturas do corpo evitando lesões e deformidades e na má postura acontece justamente o contrário: um desequilíbrio muscular, um maior gasto energético e a tendência ao aparecimento de lesões e deformidades.

 A postura considerada correta é aquela que exige o mínimo de gasto energético do corpo e propicia uma sensação de conforto. Mais não se confundam,  ás vezes a postura em que nos sentimos mais confortáveis, é errada e isso acontece devido a um desequilíbrio muscular onde há fraqueza de alguns músculos que quando são ativados, rapidamente se fadigam. Isso acontece comumente quando, por exemplo, sentamos de forma correta, com a coluna ereta, e após alguns minutos sem que percebermos os músculos fadigam, fazendo com que adotemos uma postura errada. É um ciclo vicioso, no qual a pessoa deve ter uma boa consciência corporal para impedi-lo de acontecer.

Então como saber se temos posturas corretas nas atividades do nosso dia-a-dia? Vou deixar aqui algumas dicas de como são as posturas adequadas para diversas situações:  Para usar o computador deve-se preferencialmente sentar-se em cadeira, que tenha encosto, braço e o assento não seja tão elevado, o que permita que os pés encostem no chão. Se a cadeira não permitir que os pés fiquem no chão, deverá ser usado um apoio para os pés o que irá mantê-los em posição neutra, jamais deixe os pés sem apoio. Os braços quando não estão sendo utilizados, devem ser apoiados na cadeira, e não na mesa do computador.

A posição para dormir ideal recomendada por médicos e fisioterapeutas é de lado, com um travesseiro entre as pernas. Essa posição alivia a tensão na região lombar da coluna, aliviando dores e prevenindo deformidades. Lembrando que o travesseiro deve ser firme, além de isso não deve ser muito baixo e nem excessivamente alto, deve ter o tamanho ideal para completar o espaço entre seu pescoço e seu colchão.

                                                                               Ana Carolina Belarmino

8º período de fisioterapia – UNIPAM

0 Comentários “Especial: Você tem a postura correta?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...