Estudo da Esalq/USP avalia valor nutricional dos alimentos em ambientes urbanos

Foto Capa: Rafael Albuquerque/BPA Comunicação Integrada
Foto Capa: Rafael Albuquerque/BPA Comunicação Integrada

Estudo desenvolvido pela pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/Usp), Alexys Giorgia Friol Boim, avaliou a eficiência de bioacessibilidade em ambientes urbanos.

A pesquisa foi orientada pelo professor Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, do Departamento de Ciência do Solo da instituição e Coordenador do Programa SolloAgro de Educação Continuada em Agricultura Sustentável. Alexys teve como objetivo testar a eficiência de testes de bioacessibilidade e biodisponibilidade in vitro de elementos potencialmente nocivos  (EPNs) em matrizes ambientais urbanas, como solo, sedimentos e solos com rejeito de mineração de chumbo, com diferentes níveis de contaminação. A equipe avaliou também a influência da mineralogia e da geoquímica dessas matrizes na bioacessibilidade dos EPNs nas vias respiratórias e gastrointestinais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

“Testes in vitro podem ser usados para estimar a quantidade de determinado elemento que pode ser prejudicial à saúde humana em uma avaliação de risco”, explica a pesquisadora, acrescentando que, de acordo com o resultado da pesquisa, os próximos passos deverão envolver uma investigação mais detalhada da interação solo-solução e dos sistemas gastrointestinal e respiratório.

Desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Aveiro em Portugal e do Serviço Geológico Britânico na Inglaterra, o estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “Achamos muito importante que estudos sobre a bioacessibilidade dos EPNs em humanos passem a fazer parte de procedimentos de avaliação de risco de áreas potencialmente contaminadas”, completa Alexys.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

Sobre a SolloAgro

O Programa de Educação Continuada SolloAgro, da ESALQ/USP, oferece cursos em Solos, Nutrição e Adubação de Plantas e carrega em seu DNA a tradição de mais de 100 anos da instituição que tem como expertise o conhecimento qualificado sobre agricultura e formação de profissionais que fazem a diferença no cenário agro brasileiro e mundial. O programa SolloAgro oferece diferentes tipos de cursos, presenciais e à distância, com a qualidade ESALQ para qualificar ainda mais os profissionais do campo, não importa onde estejam.

 

Reportagem e Foto Capa: Rafael Albuquerque/BPA Comunicação Integrada

Tags

0 Comentários “Estudo da Esalq/USP avalia valor nutricional dos alimentos em ambientes urbanos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...