Fim da pressão? Provas do Detran não terão mais a presença dos avaliadores

Auto-escola1
Foto: Google

Poucos foram aqueles que não tiveram a péssima sensação de pernas bambas e mãos suando durante o exame prático para a retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, de acordo com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, Maurício Bacelar, em entrevista à Rádio Metrópole nesta segunda-feira (28), em breve o candidato não terá mais a pressão da presença do avaliador dentro do carro durante o percurso da prova. A ideia será sugerida para todo o Brasil e seria uma solução para as reclamações.

Após inúmeras denúncias de erros na avaliação e até mesmo pedidos de propina para que o candidato fosse aprovado no teste, o diretor de fiscalização reconheceu os erros e anunciou mudanças no modo de avaliação. “Nós fazemos testes de primeira habilitação com mais de 15 mil pessoas por mês. Temos apurado, esse ano já demitimos alguns servidores por conduta ilegal. A população pode ajudar ligando para nossa ouvidoria, aí nós vamos apurar tudo”, disse.

Segundo Bacelar, os testes serão avaliados por computadores para evitar o erro. “Em breve, o candidato não terá mais o contato com o avaliador. O carro será equipado com câmeras e o avaliador estará fora do carro, monitorando o teste por um laptop. De acordo com dados do Detran, de janeiro a julho de 2015, um terço dos candidatos foram reprovados nos exames, representando 32,6% do total.

Não foi divulgado porem, a partir de quando, a nova regra poderá entrar em vigor e a nova fórmula para se tirar carteira ser iniciada. Também não foi informado se a fórmula será adaptada em todo o Brasil.

10255,fim-da-pressao-provas-do-detran-nao-terao-mais-a-presenca-dos-avaliadores-2

 

Reportagem: http://www.metro1.com.br/noticias/bahia/10255,fim-da-pressao-provas-do-detran-nao-terao-mais-a-presenca-dos-avaliadores.html

21 Comentários “Fim da pressão? Provas do Detran não terão mais a presença dos avaliadores”

  1. Gina Sincera disse:

    Isso seria ótimo, porque os examinadores dentro do carro deixam qualquer um nervoso!

  2. Cabral disse:

    Muito bem mais uma forma de roubar o novo condutor poque hoje se faz uma prova escrita e nao tem como saber onde errou

  3. Daniela cristina fernandes do amaral disse:

    Acho otimo, ja fiz 2 exames e fui reprovada, é muita pressão.

  4. valdete disse:

    que bom porque nao tem nexsecidades dele e muita presao e tem uns que sao muitos inguinorante eu tenho dois anos tentando tirar e nao consigui que eles acha que estao com rei na barriga na verdade na minha opiniao eu acho bobera ter ests prova pratica porque ninguem vai andar no carro com agente eu acharia que so a auto escola ja estaria bom porque tem gente velho di carteira fazendo merda

  5. Adriana disse:

    Acho legal, porque eu já fui reprovada oito vezes, e estou tentando não vou desistir. Porque eu dirijo muito bem, mas é só eu chega perto dos examinadores que passo muito mal . vai chegando o dia eu já fico ruim

  6. Edson disse:

    Eu sô acho que o candiidato deveria ser avaliado pelo seu proprio instrutor

  7. wellington disse:

    Se for pra melhorar eu como instrutor fico muito feliz, mas todo final de ano e a mesma coisa. O deram MG pressionado pela reportagens dos veículos de comunicação querem dar uma resposta de imediato. Mas as vezes de forma as vezes incorretas, por ex guardo eles dizem que nos instrutores temos que fazer uma reciclagem anual. Tudo bem, mas nos temos que lembrar que não somos nós instrutores que fazemos a avaliação final. E também sabemos que a culpa pela tamanha reprovação também não são totalmente dos e afinadores e também sim de candidatos que vão para exames totalmente despreparados. Eu triste por decisões como essas pois, sabemos todos nós que entregar um para uma pessoa não abalizada e desacompanhada e inlegal. Então essa decisão é incôstitucinal.

  8. wellington disse:

    Se for pra melhorar eu como instrutor fico muito feliz, mas todo final de ano e a mesma coisa. O deram MG pressionado pela reportagens dos veículos de comunicação querem dar uma resposta de imediato. Mas as vezes de forma as vezes incorretas, por ex guardo eles dizem que nos instrutores temos que fazer uma reciclagem anual. Tudo bem, mas nos temos que lembrar que não somos nós instrutores que fazemos a avaliação final. E também sabemos que a culpa pela tamanha reprovação também não são totalmente dos examinadorres e também sim de candidatos que vão para exames totalmente despreparados. Eu fico triste por decisões como essas pois, sabemos todos nós que entregar direção a uma pessoa não abalizada e desacompanhada e crime. Então essa decisão é incôstitucinal.

  9. Reprovei 3vezes pois fico muito nervosa mais vou tentar agora denovo dia 13de Janeiro preciso passar Deus me ajuda

  10. maria disse:

    Que Bom assim fica melhor pois com avaliadores além de ter a proprina se não passa eles converssam demais com o a gente e atrapalham e são bastante sem educação. ……

  11. Ivo Padilha disse:

    Eu sou contra isso, as ruas já está cheio de barbeiros, vai ficar horrível o trânsito com pessoas sem noção nenhuma!

  12. felipe disse:

    não vejo nada de mais em ter um avaliador dentro do carro. O condutor tem que por em prática aquilo que aprendeu na auto escola.
    Em relação a propina isso tem que ser investigado e no caso o avaliador tem que ser preso, isso é caso de suborno e contra a lei.

  13. Fabio disse:

    Lembro perfeitamente da minha prova de carro. Segundo as regras, avaliadora só pode começar a marcar o tempo de baliza depois que vc dár o sinal avisando que está pronto. Segui todo o procedimento, mas faltava desarmar o freio de mão. Foi quando ela disse: Acabei de apertar, já tá cronometrando. Com certeza a intenção dela era que eu esquecesse, como é muito de costume, de abaixar de freio de mão. Não falei nada para não irritá-la e ter uma chance de passar e não dar mais dinheiro para o detran e auto-escola (na época R$ 250,00 a mais). Fiz a baliza perfeita e sai, mas ao passar para a terceira marcha, tirei o pé da embreagem, o carro deu um pulo e eles (avaliador e avaliadora) alegaram que passei a marcha errada e me tiraram pontos. Isso ocorreu mais um vez e fui reprovado. Cancelei a carteira B, fiquei só com a A que estava esperando há 3 meses. 3 meses tendo passado em moto esperando a boa vontade de auto-escola e detran para fazer a prova de carro. Uma máfia dos infernos. Em 2017 faço outra auto-escola, mas o Detran sempre sai vencendo nas arrecadações.

    • ISABEL NEVES disse:

      OI FABIO , INFELIZMENTE NAO TEMOS ORGAOS COMPETENTES NESTE PAÍS , MAS TRABALHO NUMA AUTOESCOLA E TEMOS SERIEDADE E PRIORIDADE NOS NOSSOS ALUNOS , SE VC PRECISAR FICAMOS NA PRAÇA SECA MEU ZAP 96432 9897 . NAO DESISTA DO SEUS SONHOS! BJUSS

  14. Botelho disse:

    Eu li e cheguei a seguinte conclusão:
    Sabemos e é notório que os veículos das autos escolas são movidos pelo álcool ou pela gasolina, partindo deste princípio podemos afirmar que os examinadores são movidos pelo dinheiro.O novo sistema que a chefia baiana quer implantar não vai acabar com as propinas ou com a corrupção. Os conhecedores da área de informática e programadores do sistema já estão desenvolvendo programa único para borlar e aprovavar os candidatos que tiverem auto grau de dificuldade nos testes de candidato a habilitação, olha que propina vai ser bem menor porque não terá que dividir a verba com ninguém.Abram o olho senhores da autoridade de trânsito.

  15. Ailton disse:

    Acho a mais pura verdade casa com etário !
    Hoje acabei de sair de uma prova e fui rodado mais uma vez em fim !
    Ele falou duas histórias para mim que eu não liguei o pisca e depois disse que eu liguei mas para o lado errado ! Vê se pode isto !
    Acho que quem está tirando a carteira de habilitação não é criança tudo bem ficamos nervoso numa hora desta sim claro mas não ao ponto de esquecer um pisca ainda mais ligar para o lado errado né !

    • ISABEL NEVES disse:

      OI AILTON NAO DESISTE NAO, SEI QUE VC DEVE ESTAR CANSADO , ESTRESSADO E MUITO ABORRECIDO COM O DETRAN E COM ATE MESMO A AUTOESCOLA MAS UMA BOA DICA QUE DOU AOS MEUS ALUNOS AQUI E QUE QUANDO FOREM FAZER A PROVA PRATICA E SE MANTER CALMO E SE PUDER NARRA A PROVA , É ISSO MESMO NARRA TD QUE VC FIZER ENTAR NO CARRO E COMEÇA A FALR TD QUE VC TEM QU EFAZER PQ ELES NAO PODEM TE PROIBIR DE FALAR E SE VC FALAR AS CHANCES SÃO BEM MENORES DE ERRAR . QUALQUER DUVIDA PODE ME CHAMAR NO ZAP 21 964329897

  16. Creio que deve avaliar a autoescola para que tanta reprovação eu sei que muito aprendi como amigos mesmo assim reprovei 3vezes por isso oferecem propina

  17. gilberto disse:

    vai acontecer varios acidentes ai quando morrerum aluno muda de novo quem vai parar o carro quando o aluno errar os pedais

  18. ISABEL NEVES disse:

    BEM ACHEI A IDEIA BOA NAO OTIMA MAS BOA, PQ MUITOS ALUNOS FICAM REPROVADOS PELO NERVOSISMO DE TER DUAS PESSOAS DENTRO DO CARRO QUE NUNCA VIRAM , MAS TAMBEM ACHO QUE DEVERIA TER UMA PESSOA OU O PROPRIO INSTRUTOR PARA PODER AJUDAR SE HOUVER NECESSIDADE. PQ SE UM CARRO, MOTO, UMA PESSOA OU ATE MESMO UMANIMAL PASSA NA FRENTE OU CORTA O VEICULO QU ESTA EM PROVA O ALUNO PODE SE DESCONCENTRAR E FAZER ALGO QUE POSSA PREJUDICAR A TDS.

  19. Jorge Luiz disse:

    Já fui reprovado 3 vezes por curva muito aberta e ligar setas antes do tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...