História encerrada. Ação de Reintegração de Posse em assentamento é realizada em Guarda dos Ferreiros

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Após seis meses desde a invasão de famílias no lote da Cooperativa Agropecuária do Alto Paranaíba (COOPADAP) em Guarda dos Ferreiros, as terras de aproximadamente 48 hectares, foram finalmente desocupadas na manhã desta quarta-feira (28/02). Invadidas em Agosto de 2017, o terreno era ocupado por cerca de 600 pessoas, que alegavam que o local de propriedade legítima da COOPADAP, pertencia na verdade a União e por isso, deveria ser passado para as famílias dos assentados. Várias audiências judiciais foram realizadas durante o tempo de invasão e foi então decidido no mês de Janeiro de 2018, que as terras deveriam ser desapropriadas pelas famílias e devolvidas a Cooperativa. Com um efetivo de aproximadamente 100 policiais, entre outras equipes de apoio, a Ação de Reintegração de Posse foi então realizada nesta manhã. (CONFIRA A ENTREVISTA EXCLUSIVA DA PM PARA O PORTAL SG AGORA NO FINAL DA REPORTAGEM)

IMG_2677Tratores começaram a realizar demolições logo no início da manhã (Foto: SG AGORA)

Representados pelo seu líder Aderaldo Bento Alves Da Silva desde a invasão, o grupo de família de assentados invadiram as terras da COOPADAP no dia 07 de Agosto e tinham  a esperança de se tornarem donos da propriedade. Mesmo com a decisão mantida em favor da Cooperativa no último dia 12 de Fevereiro em reunião realizada na Câmara Municipal de São Gotardo, muitas pessoas que estavam assentadas no lote de 48 hectares, esperaram até o último momento para retirarem seus pertences e demais bens materiais do local. De acordo com informações da Polícia Militar, um pequeno grupo de cerca de 50 pessoas, todas de origens indígenas, ainda estavam nas terras invadidas na manhã desta quarta (28), data da Ação de Reintegração de Posse. Após negociarem com os comandantes da PM, as famílias foram encaminhadas para a cidade de Rio Paranaíba, onde receberão moradia provisória e assistência social.

(CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE)Uninter-2

Em conversa com o comandante da operação, Coronel Waldimir, foi passado com exclusividade a equipe de reportagens do Portal SG AGORA, que a operação acontece de maneira tranquila e pacifica e que todas as situações que ocorrem no local, já eram previstas e planejadas pela Polícia. De acordo com o Coronel, um efetivo de cerca de 150 policiais participam da operação que deve ocorrer até ao meio dia desta quarta-feira. Ainda de acordo com ele, um maior número de policiais e outras equipe e corporações, iriam colaborar com a Ação de Reintegração de Posse, mas, devido a informação de que quase todas as famílias já haviam saído do local, o número foi reduzido. Além da Polícia Militar, participam da operação corporações do Corpo de Bombeiros da cidade de Patos de Minas, agentes da Secretaria de Assistência Social da cidade de Rio Paranaíba, além do maquinário contratado para realizar a demolição e retirada dos entulhos das casas que eram construídas nas terras.

IMG_2674Efetivo de 150 policiais estiveram no local invadido durante a ação (Foto: SG AGORA)

Acompanhando o caso desde a invasão no dia 07 de Agosto de 2017, o Portal SG AGORA espera que a operação continue ocorrendo de maneira tranquila. Nosso Portal esteve nas ruas de Guarda dos Ferreiros durante a Ação de Reintegração de Posse nesta manhã e o clima era calmo no distrito. De acordo com a PM, além do efetivo reforçado durante a operação, guarnições policiais serão destinadas a Guarda dos Ferreiros, durante os próximos dias, para manter e controlar a segurança da população do distrito. A cobertura completa da operação de Ação de Reintegração de Posse em Guarda dos Ferreiros, com a entrevista em vídeo exclusiva do comandante da operação Coronel Waldemir e as notícias mais atualizadas da ação que ocorrerá durante todo dia, poderão ser acompanhadas através da página do Facebook do Portal SG AGORA ou nesta própria reportagem.

Confira as fotos da Ação de Reintegração de Posse:

 

Confira a entrevista com o comandante da PM na operação:

 

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fotos Utilizadas: Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Polícia Militar

Tags

0 Comentários “História encerrada. Ação de Reintegração de Posse em assentamento é realizada em Guarda dos Ferreiros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...