Hortelã pode ser a cura para problemas intestinais segundo cientistas. Saiba como

Cientistas da Universidade de Adelaide apresentaram estudo inédito sobre as propriedades da hortelã-pimenta (Mentha piperita) na redução das dores causadas pela Síndrome do Intestino Irritado (SII).

Esta patologia é um distúrbio gastrointestinal que causa intolerância alimentar, dores abdominais, estresse, diarreia, intoxicação alimentar e distensão abdominal. A SII atinge um em cada cinco norte-americanos e está presente em mais de 20% da população australiana.

A pesquisa publicada na revista PainInternational, explica como a hortelã-pimenta ativa um canal “anti-dor” na região do cólon, reduzindo os sintomas causados pelas inflamações no trato intestinal. Agindo através deste canal, denominado TRPM8, a hortelã diminui a nossa percepção da dor. De acordo com o Dr. Stuart Brierley, as folhas da erva já são bastante utilizadas em tratamentos prescritos pela medicina alternativa, mas ainda não existiam evidências científicas que comprovassem sua eficácia no alivio da dor.

O efeito anestésico da hortelã se deve ao mentol – substância contida na erva e que é responsável pela sensação de “geladinho”, refrescante. A mesma substância é usada em balas e doces que buscam aliviar o mau hálito. Segundo Dan Linetzky Waitzberg (médico do Hospital Santa Catarina) basta ferver 3 gramas de hortelã-pimenta em 100 ml de água por aproximadamente cinco minutos para se obter um chá capaz de combater dores de barriga e prisão de ventre.

Para os coordenadores do estudo esse é um passo significativo no desenvolvimento de novos tratamentos clínicos para a Síndrome do Intestino Irritado. Além desse composto que permite o alívio da dor, a hortelã também é rica em muitos outros nutrientes como vitaminas A e C, ferro e cálcio.

Reportagem: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/708-hortela-alivia-problemas-intestinais

0 Comentários “Hortelã pode ser a cura para problemas intestinais segundo cientistas. Saiba como”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

O Portal SG AGORA quer saber, você é a favor, contra ou indiferente ao fechamento do comércio local considerado não essencial em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...