Ligações pelo WhatsApp derrubam tempo de chamada telefônica

As ligações gratuitas oferecidas pelo aplicativo WhatsApp provocaram uma queda no tempo uso de chamadas de voz tradicionais em celulares, realizadas por meio das redes das operadoras de telefonia móvel.

Segundo um levantamento da Teleco, no trimestre em que o recurso foi lançado, a quantidade de minutos de ligações caiu para 111 minutos médios mensais, em relação aos 134 minutos do último trimestre de 2014.

A operadora mais afetada pelo WhatsApp no Brasil foi a Claro, cuja média passou de 123 para 81 minutos no mesmo período. A empresa tem o 4G mais veloz do país, posto que ocupa há dois anos consecutivos, segundo a Open Signal.

Com a queda de interesse por ligações tradicionais, a receita de internet móvel cresceu 31,3%, passando a representar 37% da receita de serviços das operadoras.

“O uso de aplicativos de mensagem como o “WhatsApp” estimula o consumo de pacotes de dados ajudando a aumentar a receita de dados das operadoras. O Whatsapp recentemente lançou um aplicativo de voz que deve contribuir para o aumento do uso de dados e a redução do MOU [minutos mensais por usuário] das operadoras”, segundo a Teleco, consultoria formada por profissionais do setor de telecomunicações.

Nesse período de três meses, entre janeiro e março, as ligações via WhatsApp só estiveram disponíveis por um mês e somente para os donos de smartphones com sistema Android. Ao iPhone, o recurso chegou somente no final de abril.

Segundo um estudo da empresa Kantar Worldpanel ComTech, o Android representava 89% dos smartphones usados no Brasil, enquanto o Windows Phone ficou com parcela de 4,5% e o iPhone vem por último com 3,9%.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2014, o cenário de redução de uso de ligações se confirma.

Segundo dados também divulgados pela Teleco no passado, a queda nas ligações entre os clientes da Claro chegou a 41 minutos.

Na TIM, foram 20 minutos e na Vivo foram 5. A Teleco não publicou dados sobre o tempo de chamadas telefônicas das demais operadoras.

Em uma entrevista recente a INFO, Rodrigo Vidigal, diretor executivo de marketing da Claro, disse que a quantidade de pessoas que usam as chamadas de voz pelo WhatsApp ainda é pequena.

“Vemos um crescimento na utilização de dados em geral. As chamadas de voz via internet ainda representam uma parcela muito pequena do consumo. Mas isso varia de forma muito particular”, declarou Vidigal, ressaltando que o aumento no uso de internet móvel se dá na medida em que as pessoas adquirem smartphones mais avançados.

Veja o gráfico abaixo:

Reportagem: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/ligacoes-pelo-whatsapp-derrubam-tempo-de-chamada-telefonica

0 Comentários “Ligações pelo WhatsApp derrubam tempo de chamada telefônica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De todos os shows da Fenacen 2019, qual atração você mais gostou?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...