Nova reunião sobre o futuro de Guarda dos Ferreiros termina em “abacaxi” e prefeito de Rio Paranaíba revolta população do distrito

Foto: Portal SG AGORA
Compartilhe:

Na última quinta-feira (07/01) na Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros, foi realizado mais uma reunião sobre os problemas emergenciais vividos no distrito e também sobre a antiga briga política sobre a divisão territorial de Guarda dos Ferreiros entre os municípios de São Gotardo e Rio Paranaíba. A reunião que era vista como decisiva e como o início da resolução de todos os problemas enfrentados pela população, infelizmente terminou em “abacaxi” após a prefeitura de Rio Paranaíba simplesmente desprezar a proposta de parceria elaborada por São Gotardo para que os problemas emergenciais do distrito fossem resolvidos. Após chamar a reunião de “palhaçada”, o prefeito Márcio Antônio Pereira se exaltou e ainda disse que cada município que cuidasse de seus problemas no distrito. A população ficou revoltada e o prefeito preciso sair da reunião sob proteção e sem conversar com os meios de comunicação que lá estavam presentes.

A nova reunião sobre Guarda dos Ferreiros mobilizou todas as pessoas que mora no distrito. Através da ASMOG (Associação dos Moradores de Guarda dos Ferreiros), toda a população foi convidada a participar e estar presente na reunião. Com a presença maciça da população, a reunião já começou tensa com a pouca presença dos políticos de Rio Paranaíba. Em um breve discurso, o vice prefeito de São Gotardo, Carlos Camargos, comentou sobre os esforços feitos por São Gotardo para que a proposta de Gestão Compartilhada fosse elaborada e apresentada ao município de Rio Paranaíba, para que todos os problemas emergenciais vividos no distrito fosse aos poucos contornados e resolvidos. A proposta de Gestão Compartilhada havia sido aprovada no início do mês de Dezembro, quando os dois prefeitos concordaram em dividir as obrigações políticas sobre o distrito e juntas, as duas prefeituras iriam sanar todos os problemas vividos pela população.

A reunião desta última quinta-feira (07), seria então, para juntas, as duas prefeituras apresentassem a proposta de Gestão Compartilhada e como todos os problemas destacados seriam resolvidos passo a passo em Guarda dos Ferreiros. A proposta que foi elaborada pela Comissão criada entre as prefeituras e com o aval do Ministério Público, foi praticamente elaborada apenas por São Gotardo que teve pouca colaboração da prefeitura de Rio Paranaíba, que, segundo o prefeito Marcinho, não concordava com todos os pontos destacados por São Gotardo. Ao invés de discutir com São Gotardo uma melhor forma para alinhar a proposta de Gestão Compartilhada, a prefeitura de Rio Paranaíba “se esqueceu” da proposta e apresentou a mesma de última hora, inviabilizando a apresentação das propostas de Gestão Compartilhada para a população presente nesta última reunião. Após ser cobrado em público pelo promotor de Justiça de Rio Paranaíba Dr. José Geraldo de Oliveira Silva Rocha, o prefeito de Rio Paranaíba se exaltou e chamou a reunião de “palhaçada”. A população presente se revoltou e o prefeito acabou não conseguindo explicar a “expressão” mal dita por ele. Praticamente sozinho representando o município de Rio Paranaíba, o prefeito Marcinho decidiu então não aceitar a proposta de Gestão Compartilhada e disse que cada município que cuidasse de seus problemas vividos em Guarda dos Ferreiros. Do lado de São Gotardo, o prefeito Seiji Sekita ainda tentou dar um destino positivo a reunião, propondo, ao invés de novas discussões e reuniões pela Gestão Compartilhada, uma proposta única onde todos setores e secretarias das prefeituras participariam e cada problema seria resolvido por partes e em parceria com duas prefeituras. A ideia do prefeito de São Gotardo foi aprovada pela população presente na reunião, porem o prefeito de Rio Paranaíba, alegou que sem uma nova conversa entre as prefeituras, o acordo não poderia ser feito.

 

IMG_0850
População lotou o salão da ASMOG/Foto: Portal SG AGORA

Como solução e para encerrar a reunião, o promotor de justiça de São Gotardo Dr. Sérgio Álvares Contagem, propôs então uma nova reunião no mês de Fevereiro, porem exigiu que nesta reunião uma única proposta de Gestão Compartilhada fosse apresentada pelas duas prefeituras e também o resultado do início das resoluções dos problemas vividos no distrito. Após se recusar no início, o prefeito de Rio Paranaíba aceitou a proposta do promotor e uma nova reunião será realizada no início do mês de Fevereiro.

A população que estava bastante esperançosa de que todos os problemas vividos em Guarda dos Ferreiros seriam resolvidos, foi embora para a casa revoltada e desanimada com o desfecho da reunião. Em conversa com os moradores, as pessoas contaram a equipe do Portal SG AGORA que o desejo da população seria a princípio que o distrito se emancipasse, porem como o processo é bastante complicado, a população preferia então que São Gotardo cuidasse de todas as obrigações políticas do Distrito. Pelo que foi apresentado em todas as reuniões, com certeza São Gotardo no mínimo, tem mais conhecimento e infraestrutura para cuidar e gerir dignamente Guarda dos Ferreiros, segundo a opinião da própria população.

Após o término da reunião, o prefeito de Rio Paranaíba foi embora sob “proteção” e não quis gravar entrevista com os meios de comunicação presentes na Assembléia.  A nova reunião está marcada para o dia 10 de Fevereiro.

Neste domingo (10/01) o Portal SG AGORA publicará os vídeos exclusivos feitos por nossa equipe, sobre os melhores momentos da reunião e os pontos cruciais que resultaram na revolta da população do distrito com o município de Rio Paranaíba. Para que fique bem claro neste fim de reportagem, nossa equipe não é partidária e desejamos apenas que a população de Guarda dos Ferreiros pare de sofrer. Nossa equipe convive constante em Guarda dos Ferreiros e tem total conhecimento sobre todos os problemas vividos pela população. Esperamos que uma bandeira branca seja levantada na guerra política entre São Gotardo e Rio Paranaíba e que o foco seja retomado e todos os problemas resolvidos. Como 2016 é ano político, que a população então abra seus olhos e escolha certo seus representantes para os próximos 4 anos de gestão dos municípios.

Confiram as fotos da Reunião:

 

Fotos e reportagem: Diego Oliveira / Portal SG AGORA

Compartilhe:

0 Comentários “Nova reunião sobre o futuro de Guarda dos Ferreiros termina em “abacaxi” e prefeito de Rio Paranaíba revolta população do distrito”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial