Novembro Azul: Homem, acabe com este preconceito e viva mais

Segunda-feira(17/11), foi o dia oficial da campanha.

Depois do outubro rosa, esse mês a campanha é contra o câncer de próstata. O mês de novembro foi escolhido para a realização de um projeto de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Ontem, dia 17 de novembro foi o dia mundial de combate ao câncer de próstata.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 20014 estima- se que sejam diagnosticados cerca de 68.000 mil casos de câncer de próstata em todo o mundo. No Brasil, esse é um dos cânceres mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
A maioria dos homens sempre questionam porque não podem somente realizar o exame de sangue (PSA) , pois na presença de um tumor o mesmo se torna muito elevado. O problema é que em alguns casos o PSA não é capaz de diagnosticar o câncer por si só e é necessário o exame de toque para complementar.
Na fase inicial, quando as chances de cura são maiores, não há qualquer sintoma. Por isso a importância dos exames. Na fase avançada, quando a cura é mais difícil, o paciente pode sentir: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes e constantes.
A nossa dica é que todo homem, principalmente aqueles que se encaixam dentro do grupo de risco ( Sedentários, Obesos e com mais de 65 anos) façam um acompanhamento com um urologista para se informar, realizar os exames e tirar todas as suas dúvidas. Ainda mais porque o câncer de próstata quando diagnosticado precocemente tem mais de 90% de cura.

Tags

0 Comentários “Novembro Azul: Homem, acabe com este preconceito e viva mais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Em ano de Eleições Municipais, qual a sua nota para atual gestão política de São Gotardo? (Prefeitura e Câmara de Vereadores)

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...