Ordem Demolay convida população para prestigiar Festival do Sorvete em São Gotardo

No próximo dia 23 de outubro em São Gotardo, será realizado o primeiro festival de sorvete organizado pela Ordem Demolay da cidade. Com o intuito de arrecadação de verbas para manter seus serviços filantrópicos oferecidos na cidade, a Ordem formada por jovens Sangotardenses, convida toda a população para prestigiarem este super evento.

Aproveitando a oportunidade e parceria, a equipe de reportagem do Porta SG Agora, bateu um papo super descontraído com alguns integrantes da ordem para conhecer melhor a instituição e seus trabalhos desenvolvidos em prol da sociedade do bem. Fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, a Ordem Demolay, foi criada para preparar os jovens para o futuro em vários aspectos da vida. Respeito e disciplina, são fundamentais, para que jovens possam entrar para Ordem.

Foto: Luiz Henrique/Portal SG AGORA

 

Confira abaixo, a entrevista completa fornecida com exclusividade para o Portal SG AGORA:

1- Onde,quando é por quem foi criada a Ordem Demolay?

É uma organização para-maçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921.Para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos

2- Qual ligação com a Maçonaria?Porque os maçons são chamados de tios?

A Maçonaria apenas patrocina a ordem e empresta o templo para que seja realizada as cerimonias.Os maçons são chamados de tios pelo vinculo que e adquirido ao ingressar na ordem e pelo respeito por ser mais velhos e porque eles ajudam nas reuniões e dão conselhos

3- Quais os aprendizados que a ordem passam aos jovens?

A Ordem tem como objetivo passar princípios de liderança, desenvolvimento em grupo,resolver conflitos,

4- Qual religião os integrantes da ordem devem pertencer?

Os integrantes podem ser de qualquer religião,mais devem acreditar em um Deus seja ele qual for.

5- Em que ano foi fundado o capitulo em São Gotardo?

Foi fundada pelo senhor Ronaldo no ano de 2002,foram iniciados 16 membros e vieram 8 já iniciados na ordem pelo capitulo do Carmo do Paranaíba. Vendo que a ordem seria importante para seus três filhos.Hoje a ordem conta com 31 ativos e por volta de 120 iniciados.

6- Quais são os serviços oferecidos pela ordem a sociedade Sangotardense?

Ajudar um simples cidadão ou ate mesmo ajudar uma instituição maior,buscamos tentar realizar filantropias dentro da cidade.

7- De onde veio a ideia do festival do sorvete em nossa cidade?

Basicamente pela necessidade de mais recursos para poder estar ajudando pessoas e instituições na cidade,em outros anos o capitulo já realizou esse evento e esse ano acabou acontecendo de ter novamente essa oportunidade que não poderíamos deixar passar.

8- Qual a origem do nome Demolay?

O nome Demolay e em homenagem a Jacques Demolay um cavaleiro templário,nascido em meados do seculo XIII na província de Molay localizada na Europa como não se tinha sobrenome na época era usado o nome da província de nascimento por isso Demolay

09- Explique um pouco mais sobre as 7 virtudes cardeais?

– A primeira vela significa o amor filial simboliza o amor entre pais e filhos, que é aquele amor que já existia antes de nascermos. Um amor que permanece conosco por toda a nossa vida e nos seguirá até mesmo além do túmulo.

– A segunda vela simboliza a reverência sobre as coisas sagradas. Um jovem, ao ser iniciado nos princípios da Ordem Demolay pela primeira vez, manifesta uma profunda e permanente fé em um vivo e permanente Deus. Sem esta simbólica fé e a graça de nosso Pai Celestial, nosso trabalho seria em vão.

– A terceira Vela simboliza a cortesia, uma cortesia que transcende a amizade, uma cortesia que alcança o desconhecido, os idosos e a todos os homens. Um ato que traz um sentimento caloroso, um sorriso, e torna esta vida mais agradável para o próximo, pois ilumina o caminho diante de nós.

– A quarta vela do companheirismo traz consigo a insígnia de que milhões de jovens se dedicaram aos mesmos princípios de boa filiação e de boa cidadania. Ser companheiro é ser sincero, agir sem “segundas intenções”, é ajudar o outro Demolay necessitado, quer seja em termo material, quer seja espiritualmente.

– A quinta vela e a da fidelidade, simboliza que um Demolay não pode nunca, por motivo justificado ou não, ser falso a seus votos, suas promessas, seus amigos, seu Deus. Ele é chamado diariamente a defender os baluartes e preceitos da Ordem, de modo que nunca possa falhar como líder e como homem.

– A sexta vela significa a pureza do corpo a qual todos nós praticamos, mas a pureza de todos os pensamentos, palavras e ações. Somente com a pureza pode um DeMolay ser digno representante da pureza de nossos ensinamentos.

– A sétima vela porém não menos importante, é a virtude do patriotismo. Talvez nós nunca sejamos chamados a defender nossa Pátria no campo de batalha, porém cada dia apresenta novas oportunidades para nos firmarmos como bons e corretos cidadãos a serviço de nossa querida bandeira e de nossa reverenciada Pátria.Tem que estar disposto a trabalhar e ajudar o capitulo e primeiramente disposto a ajudar o próximo

10- Como se tornar um membro da Ordem Demolay?

Primeiramente você tem que ter um “perfil” a ser preenchido,como não fazer uso de bebidas alcoólicas, fumar, ter notas boas, feito isso você tem que conhecer um integrante da ordem e demostra interesse em ser iniciado.

11- Qual ordem destinada as mulheres?

As Filhas de Jó que são tratadas como primas dos Demolay’s e também mantida pela Maçonaria.

12- O que acontece com um Demolay depois dos 21 anos?

Depois dos 21 anos os Demolay’s já não a obrigatoriedade de estar presente nas reuniões já que viram seniores. Mais podem ajudar no desenvolvimento do capitulo e ajudando os membros ativo.

13- Um Demolay sempre vai se tornar Maçom?

Não.Os Maçons apenas patrocinam os Demolay’s não necessariamente você vai se tornar Maçom um dia.

14- Qual a hierarquia da Ordem Demolay?

– Mestre Conselheiro – Ocupa a mesma posição de um presidente em qualquer outra organização, ele é o responsável pelo Capítulo. É obrigação do MC traçar um programa de atividades sociais, pelo menos, uma para angariar fundos, um projeto de serviço cívico e atenção especial aos dias obrigatórios. É também obrigação do MC tomar conta dos rituais na ocasião das reuniões. As condições materiais de zelo e de controle ficarão também a cargo do MC. Uma das funções do MC é representar o Capítulo tanto dentro como fora da Ordem Demolay. O MC deve dirigir os trabalhos do Capítulo e decidir sobre os assuntos, sendo a palavra final dele, após ouvir todas as sugestões. O MC, e somente ele, deve nomear Demolay’s para fazerem sindicância de cada candidato.

– Primeiro Conselheiro – O 1ºC de um Capítulo deve estar preparado e pronto sempre para assumir os deveres e responsabilidades de MC. O 1ºC deve aliviar o trabalho do MC, deve acompanhar todos os assuntos do Capítulo e estar por dentro de todos os assuntos.

– Segundo Conselheiro – O 2ºC tem dever de treinar os novos iniciados em coisas básicas da ritualística e sobre a Ordem Demolay. Esta função é de grande importância, pois seus ensinamentos são necessários para um iniciático participar de uma reunião.

– Tesoureiro – Deve cuidar da contabilidade do Capítulo. Apresentar todo final de mês um relatório sobre os gastos e saldo atual. Responsável pelo recebimento de taxas e pagamentos de contas do Capítulo. Deve fazer a manutenção do livro-caixa e o arquivamento de todos os recibos. Tendo como Insígnia a Chave, o Tesoureiro representa uma ligação Mística com o “Tesouro dos Templários”. Sabemos que o Tesoureiro é responsável pelo “Tesouro” do Capítulo, suas finanças de um modo geral.

– Escrivão – Deve recolher todas as correspondências do Capítulo. Deve apresentar e ler as cartas em reunião. Deve responder e enviar todas as cartas imediatamente quando solicitado. Deve cuidar do livro Ata. Deve fazer o preenchimento de formulários do Capítulo. Responsável pelo envio dos formulários do Capítulo. Receber e apresentar as fichas de candidatos. Controlar os endereços dos Demolays, bem como os dados referentes a eles também. Nunca deve deixar acumular os seus deveres.

– Orador – Deve corrigir erros ritualísticos individuais ou coletivos do Capítulo. Passar sempre uma mensagem ao final de cada reunião. Apresentar sugestões que visam facilitar os trabalhos do Capítulo. Deve ter conhecimento profundo da Constituição, Estatuto e Regimento Interno. Deve Orientar o MC e o Capítulo sobre as possíveis irregularidades. Ler e arquivar todos os atos e decretos provenientes do Supremo Conselho, bem como a verificação da aplicação dos mesmos.

– Diáconos – Arrumara Sala Capitular antes e depois das reuniões. Cuidar, retirar e guardar todos os materiais necessários para a arrumação da sala (exceção dos rituais). A manutenção dos materiais também é sua função. Verificação e solicitação ao MC e Tesoureiro para a compra de velas e incensos para o Capítulo.

– Mordomos – Cuidar da distribuição, manutenção e de guardar as capas e jóias dos Oficiais. Manutenção da biblioteca, fazendo o controle de retirada e devolução dos livros. Cada mordomo possui como Insígnia uma Cornucópia. Cornucópia é um símbolo dos Antigos, onde se levavam alimentos e, conforme uma lenda, por mais que se utilizassem os alimentos, mais haveria a serem utilizados. De acordo com o dicionário Aurélio, Mordomo é o administrador dos Bens de uma Casa, Irmandade, Confraria, etc. Os mordomos, além de executarem suas tarefas específicas no ritual, são justamente os responsáveis pelo zelo e cuidado com os utensílios, objetos e Bens do Capítulo. Se os mordomos executarem bem a sua função, nada faltará ao Capítulo.

– Hospitaleiro – Fazer ao final do mês um relatório dos fundos da hospitalária. Apresentar sugestões para onde deve ser feito as doações do Capítulo. Avisar a todos sobre as reuniões extraordinárias ou qualquer outro tipo de aviso, desde que solicitado diretamente pelo MC. Possui como Insígnia uma Sacola, representativa dos fundos financeiros ou materiais dos Demolay’s, sempre colocados ao dispor do auxílio mútuo e dos desamparos pela sorte.

– Mestre de Harmonia – Manutenção do som, dos cds do Capítulo. Escolher músicas para as reuniões e melhorar o ambiente. Deve sempre melhorar o repertório do Capítulo, colocando e acertando as músicas às situações. Possui como Insígnia uma Harpa. Sabemos que a música sempre serviu de instrumento para a harmonização de ambientes onde o homem buscou a Meditação e a compreensão dos Mistérios Sagrados.

– Capelão – Procurar saber sobre Demolay’s com problemas de doenças ou qualquer outro problema. Dedicar a cerimônia das 9 Horas a uma entidade ou alguém necessitado.

– Porta-Bandeira – Carregar o Estandarte e apresentá-lo em outros Capítulos ou em reuniões especiais. A manutenção do estandarte também é sua função. Possui como Insígnia uma Bandeira ou Estandarte. “Os símbolos sempre exerceram uma influência muito grande sobre os indivíduos e as multidões, é o que ocorre com as Bandeiras, especialmente as que representam os Países, objeto de uma afeição de natureza Mística, capaz de concorrer para o desenvolvimento do amor à causa que encarnam”.

– Sentinela – Verificar os paramentos dos Demolay, não permitindo a entrada dos que não estiverem paramentados. Providenciar para os convidados atrasados ou não, lugares para se sentar. Possui como Insígnia duas Espadas cruzadas. Símbolo muito usado na Magia e no Misticismo Medieval, a Espada representa o Espírito ou a Palavra de Deus. A Espada, do ponto de vista esotérico, representa o extermínio físico e a determinação psíquica dentro do caminho cósmico do sacrifício. O simbolismo da Espada está também ligado também à ideia da ação da justiça.

– Mestre de Cerimônias – Deve Organizar a fila dos Oficiais. Procurar da melhor forma possível substitutos para os oficiais que estiverem vagos. Verificação dos Demolay visitantes que nunca se reuniram com membros do Capítulo e que tenha provado ser Demolay. Recolher os nomes de todas as autoridades presentes Demolay ou não e apresentar na chamada à sala. Verificar tudo e conferir se falta alguma coisa na Sala Capitular após os Diáconos arrumarem (começo e final das reuniões).

– Preceptores – Em número de sete, cada preceptor possui como Insígnia a Coroa da Juventude, pois cada Preceptor é o Guardião de uma das Jóias representativas das Sete Virtudes Cardeais da Ordem Demolay.

“Somos surdos ao pessimismo forasteiro.
Em nossos dicionários não existe a palavra desistir !
Quando nos desafiam, ficamos ainda mais fortes !
Somos companheiros fiéis e dedicados seguidores de virtudes…

Quem dera fossemos apenas homens , mas somos Demolay !!!”

Dados da Reportagem: Leonardo Ladeira/Otávio Ribeiro/Pedro Takeshi  / Reportagem: Luiz Henrique/Portal SG AGORA  

Tags

0 Comentários “Ordem Demolay convida população para prestigiar Festival do Sorvete em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Que tipo de conteúdo ou tema você gostaria de ler no Portal SG AGORA?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...