Problema mensal: São-Gotardenses enfrentam filas gigantes em Loterias da cidade

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

O quinto dia útil do mês é o mais feliz para a maioria dos brasileiros de todo país. O dia é considerado por Lei, o último dia para empregadores efetuarem os pagamentos de seus empregados. Os funcionários em sua grande massa, usam este salário para realizarem compras e claro pagarem impostos e contas residenciais. Em São Gotardo, o clima não é diferente, porem, um problema mensal e que vem se arrastando há vários anos tem cansando literalmente todos os São-Gotardenses: As gigantescas filas nas Loterias de nossa cidade. Após receber dezenas de denúncias sobre as filas e o tempo de espera nelas, nossa equipe de reportagens foi conferir a situação das agências lotéricas de São Gotardo. Vale ressaltar que não estamos criticando quem trabalha o gere as Loterias de nossa cidade e sim as filas que causam transtornos e muita espera para a população.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Atualmente, São Gotardo possui duas Casas Lotéricas, além da agência bancária da Caixa Econômica Federal. Localizadas em regiões centrais da cidade, as agências recebem praticamente todos os tipos de pagamentos, além de oferecerem jogos credenciados pela Caixa e realizarem pagamentos para a população de programas do Governo como o “Bolsa Família”. Devido o alto crescimento de bairros e consequentemente da população de São Gotardo, as loterias se tornaram os únicos lugares onde os São-Gotardenses conseguem realizar tais tipos de pagamentos e recebimentos e ficam sempre lotadas durante os dez primeiros dias de cada mês. Em dias de pico, algumas pessoas chegam a ficar cerca de duas horas nas filas, esperando por atendimento nas agências lotéricas. Em contrapartida, o atendimento das loterias é considerado bom pela população, apesar  da demora e espera nas filas.

IMG_1497Uma solução parcial para o problema, os pontos de atendimentos credenciados pela Caixa também são poucos em São Gotardo e possuem várias limitações. Além de possuírem limites de recebimentos de contas, alguns serviços que são oferecidos nas loterias não são disponíveis nos pontos credenciados. A forte criminalidade em todo país também assusta os proprietários dos locais que oferecem tais serviços lotéricos, limitando tal serviço apenas para seus clientes ou moradores dos bairros onde os mesmos estão instalados. Outra alternativa para evitar as filas nas loterias, as outras agências bancárias da cidade também esbarram em não poder oferecer todos os serviços que são oferecidos nas casas lotéricas ou em suas próprias filas, que também ficam cheias de pessoas aguardando por atendimento.

Para abrir uma unidade lotérica, comercializar todas as modalidades de Loteria e atuar na prestação de serviços, o interessado precisa obter autorização formal da Caixa. Esta autorização é concedida por meio de licitação, baseada em critérios preestabelecidos no edital e regulamentada pelo Regime de Permissão. A relação comercial entre a Caixa e o Empresário Lotérico está fundamentada pelo Regime de Permissão, que é regimentada pela Circular Caixa nº 621/2013 e pela Lei 8.987/95, e que trata da delegação, por meio de licitação, da prestação de serviços concedidos pela Caixa a Pessoas Física e Jurídica, desde que estes demonstrem capacidade de desempenho, por sua conta e risco. A Caixa também realiza estudos sobre a cidade como a quantidade da população e a rentabilidade do negócio, antes de viabilizar tal licitação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

O Portal SG AGORA entrou em contato com o SAC da Caixa Econômica Federal, responsável por abrir novas licitações ou por promover soluções sobre o problema, para saber se algum processo licitatório estaria aberto em São Gotardo, porem de acordo com a Caixa, nenhum processo foi aberto para o ano de 2019 até o momento. Em conversa com o gerente da Caixa Econômica Federal de São Gotardo, foi passado ao Portal SG AGORA, que a agência se manifestará sobre o assunto posteriormente. Fato verdadeiro é, que, enquanto tal processo licitatório não for aberto, dezenas de pessoas de São Gotardo e também dos distritos de nosso município continuarão precisando enfrentar as imensas filas e ficar várias horas para realizarem seus pagamentos e receberem seus recebimentos, além claro de poderem fazer sua “fezinha” através dos jogos lotéricos. Estamos de olho!!!

 

Reportagem: Diego Oliveira / Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Apuração Portal SG AGORA/Site-Caixa Econômica Federal / Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

Um comentário em “Problema mensal: São-Gotardenses enfrentam filas gigantes em Loterias da cidade”

  1. Reinaldo disse:

    Não sabe usar os smartphones e seus app à seu favor,vão se acabar em fila pra pagar contas‍♂️‍♂️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual deve ser o nome do mascote do Portal SG AGORA na FENACEN 2019?

  • Hilário (64%, 34.261 Votos)
  • Oscar (32%, 17.052 Votos)
  • Horácio (2%, 1.338 Votos)
  • Rabitt (2%, 968 Votos)
  • Millo (0%, 63 Votos)

Total de Participantes: 53.682

Carregando ... Carregando ...