Secretario Estadual de MG, Leônidas Oliveira, cobra poder público municipal de São Gotardo para mais iniciativas em prol da cultura e turismo

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Durante toda a primeira semana do mês de Julho de 2021, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, participou de várias reuniões em todo o Alto Paranaíba, com o objetivo de propor incentivos à cultura e ao turismo, principalmente nas cidades do interior do Estado. Natural da região dos “Três Capões”, no município de São Gotardo, Leônidas Oliveira esteve na Capital Nacional da Cenoura e cobrou das autoridades municipais mais incentivos culturais para a cidade. O Secretário ainda visitou vários Patrimônios Históricos São-Gotardenses e foi homenageado pela Câmara de Vereadores de São Gotardo com a placa de Moção de Aplausos e Congratulações.

Chefe do Gabinete Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais visitou vários patrimônios históricos de São Gotardo com o intuito de restaurá-los e preservá-los (Foto: SG AGORA)

A visita à São Gotardo contou com a presença, além do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, do Secretário de Estado Adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Brandão, do Subsecretário de Estado de Cultura, Maurício Canguçu, da Chefe de Gabinete, Maristela Rangel, do Presidente do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, Felipe Pires, do Assessor de Comunicação, Gustavo Mendicino e do Assessor Secretário Adjunto, Pablo Domingues.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Recepcionados pela Prefeita Municipal de São Gotardo, Denise Abadia Oliveira e seus Secretários e Secretárias Municipais, a Comissão Estadual de Cultura e Turismo, conheceu boa parte dos patrimônios históricos tombados do município São-Gotardense e também algumas de suas riquezas e belezas naturais ainda preservadas. Em cada visita, o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, recordava momentos de sua infância e início da adolescência vividos em São Gotardo. Na Igreja Matriz, o Secretário reviu sua Madrinha da época de infância e a emoção falou mais alto.

Na Igreja Matriz de São Gotardo, Leônidas Oliveira reencontrou sua madrinha, a Senhora Ana Selma e matou a saudade (Foto: SG AGORA)

Cordialidades à parte, Leônidas Oliveira aproveitou um dos encontros em São Gotardo realizados na Câmara Municipal da cidade, para cobrar de todas as autoridades públicas municipais presentes mais incetivo à cultura e ao turismo em São Gotardo. Lançando três editais relacionados a arte tipicamente e interiormente cultural, o Secretário Estadual cobrou que participantes de São Gotardo se inscrevam nos projetos, através da divulgação e apoio dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade. Os editais possuem três modalidades: Cozinha Mineira, Festas Populares e Áudio Visual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em discurso durante o encontro na Câmara Municipal, a Prefeita de São Gotardo, Denise Abadia Oliveira, prometeu que irá se empenhar juntamente com sua equipe para resgatar a cultura de São Gotardo, adormecida há tempos, através de novos projetos e uma mudança feita no Setor Cultural. A Pasta da Cultura que era integrada a Secretaria de Educação até o primeiro semestre de 2021, a partir de agora, será vinculada a Secretaria de Esporte e Turismo. A esperança é que a mudança impacte diretamente em mais ações e iniciativas em prol da cultura e turismo de nossa cidade.

Ligada à cultura através da educação antes de se tornar Prefeita, Chefe do Poder Executivo de São Gotardo prometeu desenvolver novos projetos culturais e ligados ao turismo (Foto: SG AGORA)

Muitos não se lembraram, mas São Gotardo já foi uma das cidades mais famosas de nossa região por realizar eventos como Carnavais com desfile de Escolas de Samba (anos 90), Desfiles Cívicos no Aniversário da cidade com a a participação de todas as escolas do município, Festivais de Música, Festivais Folclóricos e Religiosos, entre outras tantas festividades culturais. Grande parte deste eventos foram extintos e só existem através de fotos, vídeos e recordações. Rica em belezas naturais e patrimônios históricos, o turismo da cidade também precisa ser melhor explorado e apresentado ao mundo, outro pedido do Secretário Estadual de Cultura e Turismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por falar em patrimônios históricos tombados, fechado devido a burocracias solucionáveis mas não resolvidas, o Prédio Amarelo, um dos maiores patrimônios históricos de São Gotardo, deverá ser reutilizado em breve. A reabertura do prédio centenário foi uma promessa do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que achou inadmissível uma obra tão bela e que faz parte diretamente da história da cidade estar fechada. Antes de ser fechado, o prédio era utilizado como a sede da Biblioteca Municipal, Secretaria de Cultura e Museu de São Gotardo.

Prédio Amarelo deverá ser reaberto em breve, segundo Secretário Estadual de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira (Foto: SG AGORA)

Ainda durante a visita as cidades do Alto Paranaíba, em reunião realizada com a AMAPAR (Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba) na cidade de Patos de Minas, foi assinado pelo Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, um edital no Programa “Requalifica Minas”. O programa contribuirá diretamente com a qualificação e promoção do patrimônio cultural das cidades, afim de fomentar a cadeia do turismo, gerando empregos e renda para os mineiros de cada cidade participante da iniciativa.

Em um dos encontros em São Gotardo, Leônidas Oliveira foi homenageado pela Câmara de Vereadores (Foto: SG AGORA)

Confira as fotos da visita do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira:

.

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Assessoria de Imprensa Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Fotos Utilizadas e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

0 Comentários “Secretario Estadual de MG, Leônidas Oliveira, cobra poder público municipal de São Gotardo para mais iniciativas em prol da cultura e turismo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Com qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo até este momento?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...