Software desenvolvido na UFV, em Rio Paranaíba, obtêm registro no INPI

Compartilhe:

Um software que permite calcular a quantidade de agentes químicos necessários em lavouras obteve registro do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O trabalho foi desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal de Viçosa, no campus Rio Paranaíba, e permite reduzir o uso de produtos químicos e o impacto ambiental causado por eles.

O projeto é resultado do trabalho de conclusão de curso dos ex-alunos de graduação em Sistemas de Informação Gilberto Viana e Jefferson Lopo, com orientação dos professores Murilo Naldi e Flávio Fernandes. Essa é a primeira vez que um programa desenvolvido no campus, no Alto Paranaíba, é registrado no INPI.

A ferramenta, capaz de calcular o Nível de Dano Econômico (NDE) causado por pragas, está sendo testada em culturas de batata, já que o uso de inseticidas nesse vegetal é alto, feito independentemente da presença de pragas na lavoura.

Outro fator que motivou a escolha da batata foi o resultado de um estudo do Grupo de Pesquisas em Manejo Integrado de Pragas (GPMIP), do campus Rio Paranaíba, que mostrou que os custos com defensivos agrícolas nessa cultura poderiam ser reduzidos em até 90% com o controle das aplicações.

O professor Flávio Fernandes afirma que a expectativa é que o projeto seja utilizado em qualquer cultura de todas as regiões do país. No entanto, um estudo sobre a região e as culturas devem ser feitos para ajustar o programa.

A Universidade Federal de Viçosa foi registrada como titular do software, o que significa que a UFV tem a propriedade intelectual e inventiva. O pedido no INPI foi feito pela Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI) da Universidade. O presidente da comissão, Rodrigo Gava, afirma que a UFV já possui 48 programas de computador desenvolvidos em todos os campi da instituição registrados.

 

Reportagem: http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/05/software-desenvolvido-na-ufv-em-rio-paranaiba-obtem-registro-no-inpi.html
Compartilhe:

0 Comentários “Software desenvolvido na UFV, em Rio Paranaíba, obtêm registro no INPI”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial