Trajetória de sucesso da Sekita Agronegócios é contada em encerramento do Interleite Brasil

Foto: www.milkpoint.com.br
Compartilhe:

São Gotardo mais uma vez se destacou nacionalmente por sua agropecuária, dessa vez no ramo leiteiro do país. Durante o encerramento do Interleite Brasil, evento realizado em Uberlândia durante os dias 03 e 04 de Agosto, o empresário Makoto Sekita, de São Gotardo, participou do último debate do congresso com o tema “Quando o leite se combina com outras ativades produtivas”. O empresário contou a trajetória e resultados de sucesso da empresa Sekita Agronegócios. O Agroleite reuniu produtores de leite e agropeucuaristas de todo o país com o tema principal “Empreendedorismo e Inovação na Produção de Leite”.

Makoto Sekita, apresentou uma linha do tempo sobre a trajetória da Sekita Agronegócios, que produz além de leite, milho, soja, café, cenoura, alho, beterraba e batata. “Em 2008 iniciamos com a atividade leiteira e atualmente produzimos aproximadamente 48 mil/litros/dia. O que motivou a nossa empresa – com tradição em hortaliças – a iniciar a atividade leiteira foi a necessidade de uma fonte de fertilizantes alternativa – o esterco – que não fosse química. Além disso, sentimos a necessidade da rotação de culturas para melhoria da estrutura de solo para o cultivo de hortaliças de melhor qualidade e produtividade”, relatou.

Para Makoto, a integração lavoura-pecuária contribuiu para a otimização das terras. “A pecuária praticamente não ocupa muito espaço comparada às outras atividades. Quando iniciamos a atividade leiteira, somente a cenoura e o leite tinham renda distribuída mensalmente, pois as demais culturas eram de safra (alho, beterraba). Atualmente o alho e a beterraba são armazenados em câmaras frias para comercialização na entressafra, o que permite uma distribuição da renda ao longo de todo o ano”.

fotoA redução do ciclo da cultura do milho também ocorreu já que a colheita é realizada para silagem ao em vez de milho grão – o que permitiu uma redução de aproximadamente 40 dias – permitindo um preparo de solo antecipado para a próxima cultura a ser estabelecida no ano. “A rotação de cultura com a braquiária e os fertilizantes orgânicos proporcionaram aumento no volume a na quantidade das hortaliças. Também reduzimos os custos com fertilizantes e energia pois passamos a usar dejetos sólidos (compostagem) e líquidos (biofertilizante do biodigestor)”, destacou.

A integração com a pecuária também contribuiu para a redução de energia: o gás produzido no biodigestor é utilizado para gerar energia para dois barracões onde ficam alojados 600 animais. Essa energia é suficiente para alimentar toda a parte elétrica das instalações onde se encontram os animais – como ventiladores, bomba de aspersão, entre outros. A fazenda possui nove biodigestores e dois barracões com 300 animais/cada.

A fazenda também comercializa tourinhos e embriões e em 2017 pretende trabalhar com a venda de novilhas e vacas. Além disso, para o ano que vem, a pretensão é passar de 1361 animais em lactação para 1500 – alcançando uma produção de 55.500 mil litros/dia. Makoto ainda fez questão de ressaltar a importância da gestão de pessoas. “São elas que fazem a diferença e que fazem o negócio rodar; precisamos valorizá-las”.

Clique aqui e leia a reportagem completa

O Interleite Brasil 2016 foi realizado pela AgriPoint, com Patrocínio Master da Itambé/CCPR, Patrocínio Diamante do Senar/FAEMG, Elanco, DSM | Tortuga e Zoetis, Patrocínio Platina da Bayer, Ceva, Phibro, Adisseo, Agroceres, Vetoquinól, Lallemand, CRV Lagoa, Inabor, SCR Allflex e apoio da SIG Combibloc, Conavet, Embrapa Gado de Leite, MilkPoint, Revista Leite Integral, Revista Feed&Food, Revista Mundo do Leite e Revista Balde Branco.

 

Fonte da reportagem e trechos do texto: http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/makoto-sekita-o-gas-produzido-pelo-biodigestor-abastece-um-alojamento-para-600-animais-101680n.aspx / Fotos: www.milkpoint.com.br

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

Um comentário em “Trajetória de sucesso da Sekita Agronegócios é contada em encerramento do Interleite Brasil”

  1. É impressionante a capacidade de gestão do Makoto Sekita. Tinha que ajudar esse govercom um cargo alto no ministério da agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial