COLUNISTA: Você sabe o que é diástase abdominal? Conheça o problema muscular que afeta 30% das mulheres grávidas

Fonte da Foto Original: bedmed.com.br
Compartilhe:

A diástase abdominal é caracterizada pelo afastamento de determinados músculos abdominais, que acontece com cerca de 30% das mulheres no pós- parto. No entanto, a seguir veremos que não são só gestantes que sofrem com essa condição.

A principal causa é a falta de fortalecimento dos músculos abdominais e embora a gravidez seja um dos principais fatores de risco, a diástase também pode ser causada por exercício abdominal intenso, rápido ganho de peso, levantamento de peso excessivo, além de fatores mais comuns como múltiplas gestações, idade superior a 35 anos e gestação de gêmeos. Uma fraqueza nos músculos do núcleo contribui para a força de fechamento insuficiente da articulação sacro-ilíaca levando à instabilidade pélvica, que pode eventualmente causar dor lombar e no quadril.

Esta separação do músculo reto abdominal pode causar uma série de problemas. Sem a estabilização dinâmica que os músculos abdominais fornecem, a fraqueza na parede abdominal pode comprometer a estabilidade corporal e a mobilidade, contribuindo para o aparecimento de dor nas costas, comprometendo a postura, além de problemas estéticos.

umaA ultrassonografia (em tempo real) é um método preciso para medir a diástase. No entanto, um profissional de saúde pode realizar um teste de palpação rápido para avaliar a diástase.

O tratamento deve ser realizado com exercícios terapêuticos específicos, dirigidos por um Fisioterapeuta ou profissional de saúde bem familiarizado com diástase reto abdominal. Tais exercícios visam o fortalecimento dos músculos profundos do core, como o transverso do abdome e os músculos do assoalho pélvico. Exercícios abdominais mal executados podem causar um aumento na pressão intra-abdominal, esta força pode causar mais separação dos retos, e respectivamente piorar a diástase ou ocasionar uma hérnia. Em alguns casos pode-se precisar de cirurgia.

Assim, uma vez que a diástase é identificada, o paciente é convidado a marcar uma consulta inicial com o fisioterapeuta e iniciar o tratamento o quanto antes. O pilates tem um ótimo resultado para tratar essa condição, com exercícios que visam principalmente fortalecer o reto abdominal, eliminando a diástase e promovendo melhor qualidade de vida para o paciente.

Ana Carolina Belarmino é Fisioterapeuta e Professora de Pilates no Studio Stetica e Pilates em São Gotardo.

Studio-Stetica-3 (1)

Compartilhe:

0 Comentários “COLUNISTA: Você sabe o que é diástase abdominal? Conheça o problema muscular que afeta 30% das mulheres grávidas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial