Vice-governador de Minas visita empresa que realiza processo de mineração sustentável em São Gotardo

Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA
Autoridades presentes (Foto: SG AGORA)

Autoridades presentes (Foto: SG AGORA)

Na última semana, quinta-feira (25/04), a empresa Verde AgriTech, mineradora sustentável que atua em São Gotardo e Matutina, recebeu a visita do Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant. Responsável por ser a primeira indústria do Estado de produção de fertilizante potássico natural, o projeto da empresa inglesa, gerida por brasileiros, impressionou Brant, que disse, que, a mineradora sustentável servirá como exemplos para outras empresas que exploram minério em Minas Gerais, principalmente após as duas tragédias ocorridas envolvendo mineradoras nos anos de 2015 e 2019, que deixaram centenas de pessoas mortas ou desabrigadas. O Vice-governador ainda participou da apresentação do plano para construção do Museu da Agricultura Verde, no qual será apresentado o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (PADAP), que foi pioneiro na mudança do uso da terra e introdução de novas culturas no Brasil na década de 70, projeto este idealizado pelo ex-Ministro da Agricultura e Conselheiro da Verde, Alysson Paolinelli. Em entrevista exclusiva ao Portal SG AGORA, Paulo Brant falou mais sobre a empresa e sobre seu projeto pioneiro em mineração sustentável (CONFIRA A ENTREVISTA NO FINAL DA REPORTAGEM).

Cristiano Veloso (Foto: SG AGORA)

Cristiano Veloso (Foto: SG AGORA)

A visita técnica à planta de mineração da Verde AgriTeh reuniu além do Vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, o Presidente e CEO da Verde, Cristiano Veloso, o Comandante da 216ª Cia. da PM de São Gotardo, Capitão Sá, autoridades políticas de São Gotardo e Matutina, empresários das duas cidades e imprensa local de São Gotardo. Aos presentes no encontro, foram apresentados todos os processos de produção sustentável utilizado pela Verde, que não utiliza o consumo de água e produtos químicos em suas explorações, além de não gerar rejeitos ou construir de barragens. Após ser explorada, a área lavrada é formada por pastagem degradada, que será posteriormente, transformada em florestas. Em um breve discurso, Paulo Brant elogiou a empresa pelo projeto desafiador de mineração sustentável e lembrou que além do pioneirismo em tal mineração, a empresa poderá contribuir também para a diminuição da importação de potássio no Brasil, que hoje atinge cerca 95% de todo o minério que é utilizado em nosso País. O “braço-direito” de Romeu Zema e um dos líderes da nova política mineira disse ainda que em breve voltará em São Gotardo e também em Matutina, cidade a qual ele não pôde conhecer nesta oportunidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEUNINTER_Graduacao-e-pos

Planta da Verde em São Gotardo (Foto: SG AGORA)

Verde em São Gotardo (Foto: SG AGORA)

A Verde é uma empresa inglesa fundada e controlada por brasileiros. Desde 2007, está listada na bolsa de valores de Toronto, Canadá. A empresa tem, entre seus diretores, o ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, promotor do modelo de agricultura tropical sustentável, que transformou o Brasil em uma potência agroalimentar global. O Projeto no Alto Paranaíba, em desenvolvimento pela Verde desde 2008, teve significativa expansão nos últimos anos e conta atualmente com a extração de siltito glauconítico e produção de soluções inovadoras para o agronegócio, na região de São Gotardo. Com o objetivo de contribuir com a constante promoção de uma agricultura mais nutritiva, sustentável e rentável, a Verde já investiu mais de R$ 200 milhões em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. Esse projeto contribuiu para o desenvolvimento de soluções nacionais e inovadoras para o segmento do agronegócio: o K Forte e o Silício Forte. O K Forte é uma fonte de potássio mineral 100% natural, rica também em magnésio e silício – livre de cloro e sódio, de acidificação e de  perdas por lixiviação. Ele aumenta a capacidade de retenção de água do solo e diminui a perda de nitrogênio.  O Silício Forte é um silicato de potássio natural. O silício é um indutor de resistência que auxilia a proteção da planta, formando um escudo contra pragas e doenças, toxidade de metais pesados e mudanças bruscas de temperatura, além de gerar outros vários benefícios.

Alysson Paolinelli (Foto: SG AGORA)

Alysson Paolinelli (Foto: SG AGORA)

Sobre o Museu da Agricultura Verde, São Gotardo foi o local do primeiro projeto de desenvolvimento sustentável do Cerrado Brasileiro, o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (PADAP), no ano de 1973. Para registrar esta história, a Verde vai lançar o plano para construção do Museu da Agricultura Verde, no qual será apresentado o Programa, que foi pioneiro na mudança do uso da terra e introdução de novas culturas. Considerado pai da agricultura tropical, o ex-Ministro Alysson Paolinelli foi o idealizador e líder da execução do projeto de utilização racional do solo que contribuiu no desenvolvimento da agricultura tropical no Cerrado Mineiro e serviu de base para outas regiões de nosso País, transformando o Brasil em um dos países mais produtivos que diz respeito ao assunto agricultura. O Museu também apresentará novas tecnologias e produtos que contribuem para a utilização racional do solo na região. Terá um espaço para desenvolvimento de startups, contribuindo para a inovação tecnológica, e abrigará eventos, incentivando a população a conhecer a história da agricultura do Cerrado. O Portal SG AGORA parabeniza a empresa Verde AgriTech pelo pioneirismo e valorização do solo, através da extração de minério sustentavelmente. A empresa que já abriu dezenas de vagas de emprego para a população São-Gotardenses, com certeza contribuirá mais ainda para o desenvolvimento de São Gotardo e também da região do Alto Paranaíba.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADEAncora-primavera-3

Confira as fotos do encontro:

 

Confira a entrevista com o Vice-governador:

 

Reportagem: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem: Agência Ação Estratégica/Rodrigo Capella  / Fotos Utilizadas, Vídeo e Foto Capa: Diego Oliveira/Portal SG AGORA

Tags

0 Comentários “Vice-governador de Minas visita empresa que realiza processo de mineração sustentável em São Gotardo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual deve ser o nome do mascote do Portal SG AGORA na FENACEN 2019?

  • Hilário (64%, 34.261 Votos)
  • Oscar (32%, 17.052 Votos)
  • Horácio (2%, 1.338 Votos)
  • Rabitt (2%, 968 Votos)
  • Millo (0%, 63 Votos)

Total de Participantes: 53.682

Carregando ... Carregando ...