Você sabe realmente o que é a Síndrome de Down?

k-bigpic13

Para começar, se você já ouviu falar que síndrome de down é uma doença, está completamente equivocado! A síndrome de Down não é uma doença, é apenas uma condição genética, isso acontece porque normalmente, os humanos apresentam 23 pares de cromossomos, totalizando 46. As crianças que possuem síndrome de Down têm 47 cromossomos, pois ao invés de dois, eles possuem três cromossomos no ‘par’ 21, por isso a condição também é chamada de ‘trissomia 21’.

Crianças e jovens portadores dessa síndrome, têm características físicas semelhantes e estão sujeitos a algumas doenças. Embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, são pessoas com personalidade única, que estabelecem boa comunicação e também são sensíveis e interessantes. É importante dizer queessas crianças devem ser muito estimuladas durante sua infância, pois o grau de acometimento dos sintomas é menor, quanto mais a criança foi estimulada.

As mudanças e alterções que esse cromossomo extra provocará no organismo varia de acordo com a genética familiar da criança e fatores ambientais.

Por isso se você tem algum parente, amigo ou conhece alguém que tenha síndrome de Down, não o trate como um doente. Ele é apenas uma pessoa especial, que tem uma condição genética diferente dos demais. Vale lembra que neste fim de semana, dia 21 de março se comemorou o dia internacional da síndrome de Down!

Sindorme-2

Colunista: Ana Carolina Belarmino – Estudante de Fisioterapia

0 Comentários “Você sabe realmente o que é a Síndrome de Down?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual foi o melhor show da FENACEN 2019?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...