Colunistas da Semana: Você sofre com dores nas costas? Ana Carolina, estudante de Fisioterapia, ensina como evita-las

Nos dias de hoje, com a correria do dia a dia é cada vez mais comum encontrar pessoas que se queixam de dores nas costas. Essa dor, localizada na região da coluna lombar da coluna é chamada de lombalgia. Quatro em cada cinco brasileiros teve ou terá algum episódio de lombalgia durante a sua vida e, além disso, essa é a principal patologia que acomete pessoas entre 30 – 39 anos e é também a principal causa de afastamento do trabalho, segundo a previdência social. O que existe é uma fraqueza dos músculos que dão sustentação á coluna, e com essa musculatura fraca, é gerada uma ‘tensão’ nas outras estruturas da coluna, resultando em dor.

jjj

 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS? O principal sintoma é a dor nas costas, que pode ser desde um pequeno desconforto, queimação ou até mesmo um ‘travamento’. Essa dor pode ser irradiada para a perna ou não.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA LOMBALGIA? A lombalgia pode ter várias causas como a obesidade, sedentarismo, fraqueza muscular, má postura, gestação e até mesmo a hérnia de disco ou quando há um processo degenerativo da coluna.

E O TRATAMENTO? O primeiro passo quando a dor é constante, é procurar um médico ortopedista para avaliar se não existe alguma outra patologia associada á lombalgia, muitas vezes a dor é só um sintoma de outra doença. Se detectado somente uma lombalgia simples, o tratamento pode-se basear em relaxante muscular e em alguns casos antiinflamatórios que nesse caso são prescritos pelo médico. Mais na maioria dos casos a fisioterapia tem um papel muito importante na melhora dos sintomas. Como disse anteriormente, o principal foco é fortalecer musculatura que sustenta a coluna, então vou deixar aqui alguns exemplos de exercícios que todos devem realizar até mesmo para evitar o aparecimento da lombalgia.
lombalgia2
Lembre-se cada alongamento deve ser mantido por 20 segundos! E devem ser feitos todos os dias!

Tags

0 Comentários “Colunistas da Semana: Você sofre com dores nas costas? Ana Carolina, estudante de Fisioterapia, ensina como evita-las”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Qual nota você avalia o trabalho da Prefeitura Municipal de São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...