8 maneiras de aproveitar ao máximo o final de semana

tenha-um-delicioso-final-de-semana-junto-de-todos-aqueles-que-rou-nqr8j-w
Foto Capa: https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-final-semana/

Você costuma ter a sensação de que o final de semana acaba muito rápido? Parece que cinco minutos atrás você estava saindo do trabalho na sexta à noite, animada para o fim de semana e, de repente, já é final de domingo.

Isso ocorre com muitas pessoas. Passamos a semana inteira aguardando a chegada dos dias de folga e, quando eles começam, não parecem ser suficientes para que o corpo descanse e recarregue suas baterias, ou mesmo para realizar todas as atividades que você havia planejado. O resultado é sempre o mesmo: aquela depressão típica de domingo e a sensação de cansaço e esgotamento já na segunda-feira.

Segundo o psicoterapeuta Jonathan Alpert, colunista do portal The Huffington Post, com um pouco de planejamento e algumas técnicas, é possível relaxar, recarregar as baterias e ainda criar emoções e experiências positivas no curto período de 48 horas. Ele ensina os segredos:

1 – Desligue-se do trabalho (mesmo). Este é o primeiro passo: ‘tome a decisão, na sexta à noite, de desligar o modo ‘trabalho’. Visualize-se saindo do ambiente de trabalho e entrando no fim de semana, leve. Não sinta culpa por relaxar’, aconselha o especialista.

2 – Não desperdice seu dia dormindo até tarde. ‘Apesar de ser tentador, isso vai roubar tempo precioso que você poderia usar para sair e aproveitar seu dia’, diz o psicoterapeuta. Além disso, o hábito interfere no ciclo de sono durante a semana. Se você está cansada, tire apenas um cochilo no meio do dia.

3 – Não deixe suas obrigações para o final de semana. Muitas pessoas esperam os dias de folga para resolver questões com mais tempo. ‘Fazer isso te colocará sob pressão em um momento em que você está tentando despressurizar. Ao invés disso, deixe essas tarefas para o início da semana’, indica.

4 – Fique off-line. Estar constantemente conectada a smartphones e redes sociais difunde a sua atenção, minando sua energia em um momento em que você está tentando recarregá-la.

5 – Ache o equilíbrio entre planejar e fazer o que der vontade. ‘Crie expectativa para certas atividades e não deixe de fazer planos, mas seja flexível e não deixe a programação do fim de semana muito restrita’, diz Dr. Alpert. Se não der, não deu; não é preciso se estressar.

6 – Planeje um tempo para fazer nada. ‘Há anos eu separo uma manhã ou tarde de cada final de semana para ficar sem nenhum plano. Isso pode parecer entediante, mas saber que você não tem de estar em nenhum lugar, não tem de fazer nada e não há ninguém que depende de você é um jeito saudável de me recarregar e apertar o botão do reset’, conta o especialista. Separe ao menos uma hora para ser completamente egoísta.

7 – Saia da sua zona de conforto. A monotonia pode fazer o final de semana parecer rotineiro e entediante, além da impressão de que ele passou mais rápido. Desafie-se a fazer uma nova atividade física ou intelectual e torne seu fim de semana diferente do anterior.

8 – Supere a depressão de domingo. ‘Às vezes, as pessoas não conseguem aproveitar o final de semana porque estão com o pensamento preso no trabalho que está por vir na semana seguinte’, afirma Dr. Alpert. Para superar esse sentimento, o especialista sugere deixar as funções profissionais bem encaminhadas na sexta-feira, programar atividades divertidas e relaxantes para o domingo e evitar olhar para o relógio o tempo inteiro.

 

Reportagem Original: http://www.vix.com/pt/bdm/estilo/8-maneiras-de-aproveitar-ao-maximo-o-final-de-semana

Tags

0 Comentários “8 maneiras de aproveitar ao máximo o final de semana”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

De 1 a 5, qual sua nota para os serviços oferecidos pela COPASA em São Gotardo?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...