Dois meteoritos são encontrados em Tiros-MG

Foto Capa: Reprodução/Instagram/@meteoriticas_br
Compartilhe:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No dia 08 de maio de 2020, um clarão e um estrondo no céu, assustou os moradores de municípios do Alto Paranaíba, como Patos de Minas, Tiros, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba e Lagoa Formosa. Outras cidades como São Gotardo escutaram a explosão no céu. Imagens de câmeras de segurança da cidade de Lagoa Formosa comprovaram a teoria: um meteorito havia entrado em nossa atmosfera (CLIQUE AQUI E ASSISTA).

Horas depois do registro do clarão, a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) traçou a possível rota do bólido (meteoro extremamente brilhante) e apontou que fragmentos poderiam ter caído no município de Tiros-MG. Nas últimas semanas, estudiosas em Astronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMG) e uma curadora do Museu Nacional foram até Tiros e iniciaram a caçada pelos meteoritos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E para a surpresa dos cientistas, dois fragmentos de meteoritos distintos foram encontrados na cidade próxima à Matutina e São Gotardo, no Alto Paranaíba. De acordo com a pesquisa, um dos meteoritos é rochoso, acondrito do tipo Eucrito e  seria, supostamente, decorrente da queda registrada em Maio de 2020. Na sequência, um segundo fragmento, do tipo metálico, foi encontrado. O momento do teste químico foi registrado em vídeo (ASSISTA NO FINAL DESTA REPORTAGEM).

A expectativa é que partes dos meteoritos sejam encaminhadas para estudos aprofundados em outras universidades e centros de pesquisa espacial brasileiros. O destino final dos meteoritos vai depender da venda das rochas espaciais. Por serem provenientes de fora do planeta, “extraterrestre”, são raras e possuem alto valor comercial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira o vídeo da descoberta em Tiros-MG:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Meteoríticas (@meteoriticas_br) em

.

Reportagem: Lélis F. Souza/Portal Patos Notícias / Adaptações: Diego Oliveira/Portal SG AGORA / Fonte da Reportagem, Vídeo e Foto Capa: Reprodução/Instagram/@meteoriticas_br

Compartilhe:

Tags

Reportagens relacionadas

0 Comentários “Dois meteoritos são encontrados em Tiros-MG”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ANUNCIE
ANUNCIE

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Redes Sociais

Facebook22k
YouTube2k
Instagram7k
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial